Fotógrafo registra luzes nas ondas do mar do Rio Grande do Sul; veja as imagens e entenda o fenômeno

O espetáculo foi proporcionado por pequeno seres vivos marinhos, num fenômeno conhecido como bioluminescência

Postado em: 20-01-2022 às 10h36
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Fotógrafo registra luzes nas ondas do mar do Rio Grande do Sul; veja as imagens e entenda o fenômeno
O espetáculo foi proporcionado por pequeno seres vivos marinhos, num fenômeno conhecido como bioluminescência. | Foto: Reprodução/Internet

A praia de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, ficou ‘iluminada’ noite da última terça-feira (18/1). No entanto a luz não era do luar, e sim de algum evento à beira-mar, especificamente dentro das ondas vinda do mar. O espetáculo foi proporcionado por pequeno seres vivos marinhos, num fenômeno conhecido como bioluminescência.

As imagens foram registradas pelo fotógrafo Sérgio Ordobás, que vive no município de 55 mil habitantes a 142 km de Porto Alegre. Foi a primeira vez que o profissional flagrou o fenômeno. “Muito complicado, ambiente escuro e em movimento não é fácil, mas não poderia deixar de ver e fazer alguns ‘registros’. Não são fotos como eu gostaria de ter feito, mas fica como registro deste fenômeno muito legal”, disse.

Bioluminescência é visível ao olho nu — Foto: Sérgio Ordobás

A bióloga marinha Elisabeth Cabral, explica que a bioluminescência é uma característica presente em diversos animais, com vaga-lumes e cogumelos. No caso específico, houve atividade de plânctons dinoflagelados. “É um processo que emite uma luz através de uma reação química. Alguns organismos utilizam para comunicação, outros para evitar predadores, outros para atrair presas ou parceiros sexuais”, detalhou.

Continua após a publicidade

De acordo com a professora, os plânctons estão presentes em toda a costa brasileira. As condições mais propícias para as florações bioluminescentes são águas mais quentes e calmas. “Para a gente ter aquela vista bonita, em que a gente tem as águas brilhando, eles vão ter que estar em grande quantidade”, comenta.

Os plânctons não são tóxicos e não oferecem riscos para os banhistas, explica Elisabeth. A poluição e as chuvas carregam mais nutrientes para a costa, aumentando a população desses seres vivos. Quando ocorre esse fenômeno, os seres podem ser vistos como uma espécie de minúsculas lâmpadas flutuando sobre a agua do mar.

Veja Também