Conheça quais as funções e serviços prestados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás

O TRE tem o objetivo de garantir a cidadania e exercício da democracia no momento de eleger um representante

Postado em: 30-01-2022 às 14h45
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça quais as funções e serviços prestados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás
O TRE tem o objetivo de garantir a cidadania e exercício da democracia no momento de eleger um representante | Foto: Reprodução

O Jornal OHoje está realizando uma série de reportagens com o intuito de conhecer e esclarecer aquela famigerada pergunta “pra que serve tal órgão”, e desta vez vamos te mostrar como e quais os serviços prestados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) integra o Poder Judiciário da União e tem, como órgão de cúpula, o Tribunal Superior Eleitoral [TSE]. O TRE-GO exerce papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira, cuidando da administração do processo eleitoral no estado de Goiás e nos seus municípios.

Atualmente o Brasil conta com 27 Tribunais Regionais Eleitorais, mais de 2,8 mil juízes e juízas e 15,4 mil servidores e servidoras. Este ano a Justiça Eleitoral completa 90 anos de atividade, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, comentou o quão necessário é pra sociedade ter o órgão a disposição.

Continua após a publicidade

“É inestimável o serviço que prestam à democracia brasileira, longe dos holofotes, administrando o processo eleitoral da quarta maior democracia de massas do mundo”, argumentou Barroso.

Devido a pandemia, e visando permanecer na “era digital”, a Justiça Eleitoral disponibiliza diversos serviços on-line para o cidadão. Demandas como alistamento, transferência, regularização e revisão do título eleitoral são serviços realizados remotamente via sistema Título net (favor colocar um link para o site).

Além de todas essas atribuições, o assessor de comunicação, Brazil Nunes de Oliveira, ressalta o compromisso do TRE de despertar no eleitorado a compreensão de que o voto não é um dever que se cumpre com resignação, e sim uma oportunidade de moldar o país e mudar o mundo. “Ressaltamos que a instituição quem ministra os votos, buscando sempre uma justa democracia e transparência política.”, finalizou

Veja Também