Universidade da Espanha oferece 128 bolsas gratuitas para brasileiros; veja como participar

Além dos cursos superiores, os alunos brasileiros terão direito a um curso gratuito de espanhol.

Postado em: 07-02-2022 às 09h20
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Universidade da Espanha oferece 128 bolsas gratuitas para brasileiros; veja como participar
Além dos cursos superiores, os alunos brasileiros terão direito a um curso gratuito de espanhol | Foto: Reprodução

Uma universidade na Espanha está oferecendo 128 oportunidades de bolsas para brasileiros em cursos gratuitos de graduação e mestrado. A maioria das vagas terão processo seletivo próprio, mas também há 5 vagas para aqueles que fizeram o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.

A iniciativa engloba um programa de atração de talentos internacionais para graduação e pós-graduação 2022 da Universidade Jaén. Das 128 vagas, 108 são para cursos gratuitos de graduação e as 20 restantes voltadas para bolsas de mestrado a alunos estrangeiros que planejam cursar o ensino superior no programa da universidade.

As bolsas cobrem de forma integral o custo da graduação desejada pelo estudante e incluem também um subsídio anual que pode ser utilizado para ajudar a custear gastos como passagens aéreas, alimentação e acomodação, apesar de não ser suficiente para os custos de vida na cidade.

Continua após a publicidade

Além dos cursos superiores, os alunos brasileiros terão direito a um curso gratuito de espanhol.

Exigências

Os candidatos devem ter concluído o ensino médio e ter boas notas para se inscrever no programa. A universidade informa que exige uma média de 7/10 em seu último ano de estudos. 5 das bolsas de cursos de graduação serão voltadas para alunos brasileiros que tenham feito o Enem, e para isso, a exigência de desempenho escolar ainda é mantida.

Já para as oportunidades de mestrado, o requisitos são parecidos. É necessário já ter concluído os requisitos acadêmicos exigidos pelo curso de mestrado desejado, com uma média de 7/10.

Nos dois casos, é preciso comprovar proficiência em espanhol para poder se candidatar, fazendo testes como o SIELE ou o DELE.

Inscrições

A inscrição para as bolsas deve ser feita através do site da universidade. É necessário preencher um formulário online e anexar os seguintes documentos: Cópia do passaporte, Comprovante de proficiência no idioma estrangeiro, histórico escolar/acadêmico.

Para as candidaturas de mestrado basta acessar esse link. O prazo vai até o dia 4 de abril de 2022. E para os alunos de graduação o prazo termina no dia 5 de abril de 2022.

Veja Também