Veja mitos e verdades sobre dietas que prometem a ‘cura do câncer’; Oncologista faz alerta

Seguir dietas recomendadas na internet pode ser um grande risco, alerta médico oncologista.

Postado em: 07-02-2022 às 11h42
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Veja mitos e verdades sobre dietas que prometem a ‘cura do câncer’; Oncologista faz alerta
Seguir dietas recomendadas na internet pode ser um grande risco, alerta médico oncologista | Foto: Reprodução

A internet está repleta de recomendações sobre o que adicionar ou remover de sua dieta para prevenir determinados tipos de câncer. Volta e meia alguns alimentos são tratados como vilões ou transformados em heróis dos hábitos alimentares. O fato é que seguir dietas recomendadas na internet pode ser um grande risco, o que exige atenção do internauta e acompanhamento de especialistas na área.

Para o oncologista Eliseu Fleury, médico que atende no Setor Marista, em Goiânia, é importante ter cuidado com essas promessas e se questionar se realmente existem ‘superalimentos’ que podem prevenir o câncer ou mesmo produtos ruins que podem causar ou agravar a doença.

Isso porque, segundo Eliseu, é fundamental tentar encontrar e entender quais são as evidências – ou a falta delas – por trás de algumas das alegações de dietas populares, em especial quando relacionadas ao câncer, por exemplo, nas que dizem que o “açúcar alimenta o crescimento de tumores”.

Continua após a publicidade

“De fato, todas as células do nosso corpo usam moléculas de açúcar – também conhecidas como carboidratos – como sua principal fonte de energia, incluindo as cancerosas. Porém, essa não é a única fonte de combustível. As células podem usar outros nutrientes para crescer, como proteínas e gorduras”, esclarece o médico.

O especialista ressalta que não existem evidências de que cortar o açúcar da dieta pode impedir que as células cancerosas se espalhem. Ele cita a epidemiologista nutricional Carrie Daniel-MacDougall, do MD Anderson Cancer Center em Houston, que afirma que se as células cancerosas não receberem açúcar, elas começarão a quebrar componentes de outros estoques de energia dentro do corpo.

O que pessoas em tratamento oncológico podem consumir?

Cientistas mundo afora têm investigado se certas dietas podem ajudar a desacelerar o crescimento de tumores. Por exemplo, testes em roedores e humanos apresentaram evidências preliminares mostrando que a dieta cetogênica, que é pobre em carboidratos e rica em gordura, pode ajudar a retardar o crescimento de alguns tipos de tumores.

Dentre eles, estaria o do reto, mas para isso é necessário combinar o modelo alimentar com o padrão de tratamentos de câncer, como radiação e quimioterapia. Atualmente, ainda não há uma conclusão sobre como isso pode funcionar, mas os especialistas têm algumas hipóteses.

Como o oncologista argumenta, as dietas cetogênicas são boas para reduzir os níveis de insulina, um hormônio que ajuda as células a absorver açúcar. Ao mesmo tempo, pesquisas em camundongos mostram que altos níveis de insulina podem enfraquecer a capacidade de certas terapias para retardar o crescimento do tumor.

Veja Também