Tiago Abravanel: Chupar o dedo é sinal de algum distúrbio ou estratégia de imagem? Psicóloga goiana revela

O comportamento de Tiago Abravanel pode ser o reflexo de inúmeras questões emocionais, muitas delas ligadas ainda à primeira infância.

Postado em: 10-02-2022 às 12h00
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Tiago Abravanel: Chupar o dedo é sinal de algum distúrbio ou estratégia de imagem? Psicóloga goiana revela
O comportamento de Tiago Abravanel pode ser o reflexo de inúmeras questões emocionais, muitas delas ligadas ainda à primeira infância | Foto: Reprodução/ TV Globo

Desde que entrou no Big Brother Brasil, o ator e cantor Tiago Abravanel tem chamado atenção do público por manter um hábito muito peculiar: chupar o dedo enquanto dorme e até mesmo acordado. Nas redes sociais, fãs do BBB defendem que os atos se tratam na verdade de uma estratégia para virar um “meme” no reality, mas o costume também pode apontar para algum fator psicológico. O Hoje conversou com uma psicóloga para saber se esse hábito pode ser apenas marketing ou um distúrbio emocional.

A psicóloga Soraya Oliveira é diretora do Departamento de Psicologia da Associação Brasileira do Sono, e atua em um consultório no setor Marista, em Goiânia. Segundo Soraya, o comportamento de Tiago Abravanel pode ser o reflexo de inúmeras questões emocionais, muitas delas ligadas ainda à primeira infância. “Na fase adulta, é um comportamento questionado pelos outros, mas de grande significado para a pessoa que o leva. Ele pode estar interligado aos vínculos afetivos e necessidades que não foram supridas, como a carência afetiva, à necessidade de ter um aconchego e um vínculo que busca inconscientemente a imagem materna através no hábito de sucção do dedo”, destaca Soraya.

Para além de chupar o dedo, o universo infantil também se apresenta em outros traços da personalidade de Tiago. “Temos que considerar que características infantis permanecem em sua rotina. Inclusive a festa que ele pediu ao BBB (quando foi líder) foi de um parque de diversões, muito voltado para o público infantil. Sendo assim, chupar o dedo pode estar ligado a uma carência afetiva e uma necessidade de aconchego afetivo”.

Continua após a publicidade

Carência na infância

A hipótese do hábito ser o reflexo de questões ligadas à infância ganha força se levarmos em consideração o ambiente familiar no qual Tiago cresceu. Durante o reality, Tiago chegou a afirmar que seu avó, Silvio Santos, foi pouco presente em sua vida. Além do avó, Tiago já teve alguns conflitos com suas tias, especialmente com Patrícia Abravanel.

“A minha relação com o lado da família do meu avô praticamente não existe, ao contrário do que as pessoas pensam. Eu aprendi a lidar com isso de uma maneira mais leve hoje, mas já me machuquei muito. Já me doeu demais saber que a gente estava comemorando o Natal, eu, minha mãe, minhas irmãs e meus sobrinhos, e o resto da família estava todo junto e a gente não estava”, declarou Tiago a colegas do BBB.

Síndrome de Peter Pan?

O campo da psicologia descreve diferentes distúrbios que podem fazer com que adultos apresentem comportamentos infantis, entre eles a Síndrome de Peter Pan. “A síndrome de Peter Pan, desperta nos indivíduos comportamentos infantis e inseguros que os impedem de amadurecer normalmente. Sendo assim, acabam falhando em diversos assuntos da vida adulta. A maioria dessas pessoas sabem que agem diferente do padrão, mas se recusam a crescer”, comentou a psicóloga.

Para Soraya, os comportamentos de Tiago não podem ser caracterizados como decorrentes dessa síndrome, pois, apesar do hábito de chupar o dedo e do amor pelo universo infantil, Tiago demonstra se sociabilizar com as demais pessoas com maturidade. “Ele é extremamente comprometido com o que faz e interage de forma adulta, o que o tira do diagnóstico da síndrome. Contudo, é evidente através de suas relações uma carência afetiva”, finalizou a psicóloga.

Mesmo sendo considerado um hábito estranho, e mesmo infantil, Tiago leva a situação com bom humor dentro da casa. Assista:

Veja Também