Serra da Mantiqueira: destino apresenta programação diversificada para dias tranquilos

Emoldurada por picos e cachoeiras, a turística cidade de Santo Antônio do Pinhal (SP), é o cenário perfeito para dias tranquilos

Postado em: 14-02-2022 às 09h51
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Serra da Mantiqueira: destino apresenta programação diversificada para dias tranquilos
Emoldurada por picos e cachoeiras, a turística cidade de Santo Antônio do Pinhal (SP), é o cenário perfeito para dias tranquilos | Foto: Reprodução

Para muitos as segundas-feiras é sinônimo de aflição e desassossego, mas aqui no Essência é dia de transpor barreiras e conhecer lugares ao redor do mundo. Isso mesmo, falemos de coisas boas, falemos de viagem! O Carnaval se aproxima e muitos buscam opções para descanso, já que muitas festas ainda estão suspensas. Emoldurada por picos e cachoeiras, a turística cidade de Santo Antônio do Pinhal (SP), é o cenário perfeito para dias tranquilos. O destino tem sido muito procurado por ser voltado para o encontro com a natureza.

A história de Santo Antônio do Pinhal passa pelos conflitos instaurados entre índios e bandeirantes por terras e ouro, em 1785. Após anos de submissão, os descendentes dos antigos povoadores decidiram conquistar a independência. O antigo Bairro do Pinhal dependia unicamente de São Bento do Sapucaí, mas graças aos esforços de heróis Pinhalenses, após demandas judiciais, comemorou-se a emancipação em 1960. Dessa data em diante a nova cidade prosperou e transformou-se no ‘Charme da Serra’.

Apesar da proximidade com a badalada Campos do Jordão, na cidade paulista o que predomina é a tranquilidade e os ares de interior. Com uma população de apenas 6.560 habitantes, e avaliada pelo Booking, entre as cidades com melhor receptividade do Brasil, ela conta com quase 90 pousadas dos mais diversos estilos e preços voltados para casais e famílias, inclusive algumas aceitam animais de estimação. Voltada para o ecoturismo, Santo Antônio do Pinhal oferece, além das hospedagens aconchegantes, uma boa gastronomia.

Continua após a publicidade

Impossível passar por Santo Antônio do Pinhal sem se apaixonar pela experiência gastronômica proporcionada. A região central oferece desde a comida caseira à alta gastronomia. Entre os restaurantes que valem a visita estão: o Arco Íris, especializado em trutas; Donna Pinha, que sempre traz novidades com chefs renomados; e o Recanto do Pico tem uma ampla área de lazer para crianças. Na hora da sobremesa, não deixe de visitar a fábrica da sorveteria artesanal EISLAND, os gelatos são feitos com leite do gado Jersey da própria fazenda. 

Além das hospedagens aconchegantes, da boa gastronomia e dos importantes pontos turísticos, outro destaque da cidade é o turismo wellness, que busca proporcionar vivências exclusivas e focadas no bem-estar. O termo ‘wellness’ é usado quando falamos sobre a prática de hábitos saudáveis. Dessa maneira, unindo o bem-estar ao ato de viajar, surge o termo ‘wellness travel’. O gatilho para procura por essa forma de viajar é o fato de estarmos em constante estresse e ansiedade no nosso dia-a-dia, sofrendo com altas cobranças e demandas.

Considerada pelo estado de São Paulo como uma Estância Climática, Santo Antônio do Pinhal cumpre alguns pré-requisitos que o título demanda para receber os turistas com uma infraestrutura de qualidade. Os pontos turísticos como o Pico Agudo, Igreja de São Benedito, Praça do Artesão, Mirante de Nossa Senhora Auxiliadora, Estação Eugênio Lefévre, Cachoeira do Lageado, os Jardins temáticos, entre outros, são alguns dos cenários que realçam as belezas da Serra da Mantiqueira e você não pode deixar de conhecer.

Pico Agudo

A cidade também oferece opções para quem curte adrenalina. Com 1700m de altitude, o Pico Agudo é considerado um dos melhores pontos para voo livre no Brasil, com visão 360 da região, desde a Pedra do Baú até o vale do Paraíba. Os aventureiros que passam por lá podem realizar a prática do voo livre e, para os aventureiros iniciantes, o voo duplo. Além disso, a cidade também conta com atividades como arvorismo, rapel, cascading, trekking, mountain bike, passeios off-road, e a cavalo.

Fazenda do Campo Alto

A Serra da Mantiqueira é o segundo maior polo produtor de azeitonas do País e a cidade não poderia deixar de apresentar essa cultura para os turistas. Em Santo Antônio do Pinhal, a Fazenda do Campo Alto, produtora do Azeite Sabiá, recebe visitantes para uma viagem ao mundo do azeite, desde a plantação de oliveiras e os estágios das plantas, até o processo de extração do azeite. Além disso, oferece uma degustação com diversos tipos do produto, apresentando os sabores e aromas.

Atelier Morito Ebine

A cidade conta também, com diversos artistas locais. O ateliê Morito Ebine, foi escolhido como um dos 25 estúdios de arte mais importantes do mundo pela revista inglesa Monocle. Seu trabalho é respeitado tanto entre designers quanto por artistas. Ele é um dos poucos que utiliza em seus móveis de design o método do encaixe, sem nenhum parafuso. A cidade também conta com outros ateliers, como o de Eduardo Miguel, na Casa da Mata, e o Atelier André Marx cujo os móveis são feitos em madeira amazônica de manejo florestal ou demolição. 

Veja Também