Quinta-feira, 28 de março de 2024

Seleção feminina empata com Holanda na estreia do Torneio da França

A seleção feminina de futebol estreou com empate no Torneio Internacional da França. Nesta quarta-feira (16), pela primeira rodada da competição amistosa, as brasileiras ficaram no 1 a 1 com a Holanda, atual vice-campeã mundial, no estádio Michel d'Ornano, em Caen, na Normandia.

Postado em: 17-02-2022 às 08h00
Por: Agência Brasil
Imagem Ilustrando a Notícia: Seleção feminina empata com Holanda na estreia do Torneio da França
De pênalti, Marta marcou o único gol do Brasil no empate com a Holanda | Foto: Thaís Magalhães/CBF

A seleção feminina de futebol estreou com empate no Torneio Internacional da França. Nesta quarta-feira (16), pela primeira rodada da competição amistosa, as brasileiras ficaram no 1 a 1 com a Holanda, atual vice-campeã mundial, no estádio Michel d’Ornano, em Caen, na Normandia.

Foi o terceiro empate seguido no confronto entre as seleções. O último havia sido na Olimpíada de Tóquio (Japão), no ano passado, por 3 a 3, no estádio de Miyagi, na cidade japonesa de Rifu. Dando sequência à reformulação na equipe brasileira, a técnica Pia Sundhage escalou as titulares com três remanescentes do time olímpico: a meia Duda e as atacantes Geyse e Debinha. Na defesa, as principais novidades foram a goleira Lorena e a lateral Fê Palermo.

Após um susto no primeiro lance do jogo, em que a zaga parou e deu espaço para a zagueira Stefanie van der Gragt finalizar, sendo travada na hora certa por Duda, o Brasil conseguiu neutralizar as principais ações ofensivas da Holanda, dando pouco espaço à atacante Vivianne Miedema, uma das principais jogadoras da atualidade. No ataque, a seleção canarinho teve duas chances com Ary Borges. Aos seis minutos, a meia acertou o travessão, da entrada da área. Aos 30, ela cabeceou para fora, após cruzamento da meia Kerolin pela direita.

Continua após a publicidade

No segundo tempo, as holandesas não bobearam na primeira oportunidade clara que tiveram. Aos 16 minutos, a meia Sherida Spitse lançou Lineth Beerensteyn em contra-ataque. A atacante esperou a bola quicar e chutou de primeira, encobrindo a goleira Lelê (que substituiu Lorena minutos antes, com câimbras).

O duelo seguiu equilibrado, com as duas equipes procurando o gol, até que, aos 40 minutos, na sequência de uma bola afastada pela zaga europeia, a lateral Letícia Santos finalizou e a bola bateu na mão da lateral Merel van Dongen, dentro da área. A arbitragem marcou pênalti, que foi convertido pela atacante Marta, que havia entrado em campo seis minutos antes. Antes do apito final, Van Dongen levou o segundo amarelo e foi expulsa.

O Brasil volta a campo neste sábado (19), às 17h10 (horário de Brasília), novamente em Caen, contra a seleção anfitriã. A competição amistosa em Caen serve como preparação para a Copa América, que será disputada em julho, na Colômbia, e vale vaga na Copa do Mundo do ano que vem, que tem Austrália e Nova Zelândia como sedes.

Veja Também