Confira 6 tecnologias que antes inacessíveis, já revolucionam a vida das pessoas como algo comum

Tecnologias que antes víamos como parte de filme futurísticos hoje estão dentro de nossas realidades

Postado em: 28-02-2022 às 16h48
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira 6 tecnologias que antes inacessíveis, já revolucionam a vida das pessoas como algo comum
Tecnologias que antes víamos como parte de filme futurísticos hoje estão dentro de nossas realidades | Foto: reprodução

Desde o começo pandemia da Covid-19 a internet e suas novas tecnologias foram essenciais para continuarmos trabalhando. Isso ocasionou a pesquisa da International Data Conporation (IDC) , os investimentos em transformação digital tiveram alta de 15,5% em 2021. A expectativa é de que até 2023, os investimentos mundiais em tecnologia por parte das empresas cheguem a US$ 6,8 trilhões, uma cifra maior do que o PIB do Brasil.

Como muitos profissionais que se vem a par das ultimas tendências desse meio o engenheiro civil Andreyve Melo e do administrador de empresas Gabriel Caixeta, fundadores e diretores da Skyline Inovação & Produções, empresa especializada no desenvolvimento de ferramentas e soluções digitais para empresas do mercado imobiliário, vem trabalhando para cada vez mais se aperfeiçoarem nesse meio.

 “Nós que trabalhamos com tecnologia somos sempre muito cobrados em relação a novidades. Nossos clientes, nessa época do começo de ano, quando são feitas várias reuniões de planejamento, sempre nos perguntam o que há de novidade que possamos usar nas soluções que desenvolvemos para eles”, revela Gabriel Caixeta.

Continua após a publicidade

Os dois nos explicam tecnologias, que antes pareciam tão distantes e hoje estão dentro da nossa realidade:


1- Inteligência Artificial

Apesar de já ser amplamente usada a Inteligência Artificial (IA), segundo explica Andreyve, ainda possui um leque de possibilidades de uso quase que ilimitado. “Há uma forte tendência para os próximos anos de que uma enormidade de soluções digitais tenham como base esse conceito tecnológico, desde coisas simples como mecanismo para busca de músicas e vídeos ou equipamentos como carros que darão respostas automáticas por meio da IA; ou então para coisas mais complexas como gestão de CRMs [customer relationship management], segurança de sistemas financeiros e avaliação de vulnerabilidade de negócios”, explica o especialista.

2- Serviços remotos

A pandemia mostrou que várias atividades podem muito bem serem executadas de maneira remota. “A medida que conseguimos avançar na melhoria da velocidade e qualidade de transmissão de dados pela internet será muito mais fácil para um determinado profissional atender seu cliente de forma remota. Nós mesmo da Skyline, que desenvolvemos várias ferramentas digitais para o  mercado imobiliário, temos em nosso portfólio produtos que possibilitam com que um corretor de imóveis apresente, de qualquer lugar que ele esteja, qualquer tipo de imóvel e com uma riqueza de detalhes que ele não conseguira fazer se estivesse de forma presencial”, afirma Gabriel Caixeta.

3 – Dinheiro 100% digital

O Pix veio basicamente para exterminar as cédulas, nem sendo necessário ir ao banco para registra-lo. “Se o dinheiro em espécie já via seu fim anunciado, o PIX pode ter decretado de vez sua extinção e também do chamado dinheiro de plástico, que são os cartões. À medida que as pessoas perceberem a comodidade que isso trará, o PIX fará cada vez parte da realidade dos brasileiros. Uma das grandes vantagens é que as operações financeiras, por menores que sejam, terão rastreabilidade. Mas, ao mesmo tempo, isso exigirá mais atenção das pessoas, porque os golpes digitais continuarão e serão adaptados, infelizmente”, pondera Gabriel, ao mencionar essa nova ferramenta digital usada no Brasil.

4 – Hiperautomoção

Essencialmente, a hiperautomação é a união de tecnologias de automação com o conceito de inteligência artificial. Para Gabriel Caixeta, com a tecnologia 5G essa tendência tende a ganhar ainda mais força no desenvolvimento de soluções digitais. “Hoje você já tem um amplo uso desse tipo de tecnologia nos processo industriais, mas com uma internet de alta performance, como a 5G, você amplia o uso desse recurso para outras áreas, como saúde, educação e transporte. A automação avançada permite que os clientes tenham uma melhor experiência no consumo de produtos e serviços e na interação com as diferentes interfaces do negócio. Nesse sentido, é importante que as empresas e seus gestores estejam focados na experiência do cliente para redesenhar seus processos existentes dentro de uma nova realidade, com novas tecnologias”, conclui.

5 – Experiência por voz

Desde o surgimento da Siri, assistentepessoal da Apple, já utilizamos dessa tecnologia. “Hoje em dia, de forma altamente intuitiva e até mesmo sem perceber, já falamos com nossos aparelhos celulares. O chamado assistente de voz é um recurso digital que tem ganhado cada vez mais espaço nos serviços de atendimento ao cliente, porque além de prático, traz uma grande redução de custos operacionais. E já vemos também o uso dessa ferramenta em sistemas de automação doméstico, ou nas chamadas casas inteligentes, em que você, por meio da internet, comanda e aciona vários equipamentos que funcionam de forma eletrônica”,  explica Gabriel.

6 – Holografia

Hologramas por muito tempo era coisa de filme de ficção cientifíca, mas hoje já se torna uma realidade.”Com os avanços das ferramentas de computação gráfica e as novas aplicabilidades que têm sido dadas à tecnologia de microLEDs, a holografia é outro conceito tecnológico que ganha força. Nós mesmos aqui, na Skyline, já estamos estudando um projeto de uma nova ferramenta que usará esse recurso, que traz uma forte experiência visual”, explica Gabriel Caixeta.

Veja Também