Uso obrigatório de máscara pode ser flexibilizado em Goiás; entenda

Anápolis desobrigou o uso de mascaras em locais abertos desde o dia 15 de fevereiro

Postado em: 04-03-2022 às 11h49
Por: Stéfany Fonseca
Imagem Ilustrando a Notícia: Uso obrigatório de máscara pode ser flexibilizado em Goiás; entenda
Anápolis desobrigou o uso de mascaras em locais abertos desde o dia 15 de fevereiro | Foto: Stéfany Fonseca

A liberação do uso de máscaras é alvo de discussão em todo o país. Em Goiás, diferente do que já foi noticiado, a Secretaria Municipal de Saúde informa: “no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde ainda não há discussão sobre esse assunto”, informou em nota.

Questionada, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, esclarece: “está mantido o protocolo de exigência do uso de máscaras de proteção individual em ambientes públicos, diante da pandemia da Covid-19. Qualquer cenário de flexibilização em Goiás só será avaliado após duas semanas do feriado de carnaval, com análise se o período ocasionou novo crescimento da contaminação pelo vírus”.

Apesar de avaliar a possibilidade de liberação do uso de máscara quinze dias após o carnaval, a SES orienta, que é necessário manter os cuidados contra a Covid-19, usando máscaras para cobrir boca e nariz e manter o distanciamento social.

Continua após a publicidade

A secretaria ainda faz um alerta, “apesar de a vacinação ainda ser a melhor estratégia, para se proteger neste momento de circulação da variante Ômicron, que apresenta maior potencial de transmissibilidade, as demais medidas de prevenção da Covid-19 não devem ser menosprezadas”, finaliza a nota.

Flexibilização no Brasil

Em Goiás, contrariando as orientações da Secretaria de Estado Saúde, Anápolis desobrigou o uso de mascaras em locais abertos desde o dia 15 de fevereiro.  O município explica que, “houve notória redução do número de atendimento nas unidades de saúde”.

No Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro publicou um decreto, nesta quinta-feira (3/3), que permite às prefeituras do Rio, flexibilizar o uso de máscaras contra a Covid-19, inclusive em locais fechados, onde elas atualmente são exigidas. A medida foi tomada, devido avaliação no cenário epidemiológico do estado.

Nas redes sociais, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha liberou o uso de máscaras em locais abertos, a medida começa a valer na segunda-feira (7/3). O governo justifica a medida com uma queda nas taxas de transmissão da covid-19.

Veja Também