Quinta-feira, 28 de março de 2024

Nova Veneza ganha instituto cultural de preservação da cultura italiana em Goiás

A construção do instituto, que foi aberto ao público durante a inauguração, foi de iniciativa da família de Edith e Oswaldo Stival, criadores do Festival Italiano de Nova Veneza.

Postado em: 05-03-2022 às 18h30
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova Veneza ganha instituto cultural de preservação da cultura italiana em Goiás
A construção do instituto, que foi aberto ao público durante a inauguração, foi de iniciativa da família de Edith e Oswaldo Stival, criadores do Festival Italiano de Nova Veneza | Foto: Divulgação

A cidade de Nova Veneza, a 30 km de Goiânia, recebeu neste sábado (5/3) a inauguração do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, local para resgate e preservação da cultura dos descendentes de italianos em Goiás. A construção do instituto, que foi aberto ao público durante a inauguração, foi de iniciativa da família de Edith e Oswaldo Stival, criadores do Festival Italiano de Nova Veneza.

A face principal do local é uma reprodução do Palazzo Ducale, ícone da cidade de Veneza, na Itália, e a outra representa as edificações típicas e charmosas dos canais venezianos. Oswaldo e Edith Stival, casal que dará novo ao instituto, são descendentes diretos dos primeiros italianos que chegaram à região, em 1912, e deram origem à colônia dos italianos.

“Meu avô nasceu na Itália e veio para o Brasil no final do século XIX. Depois de trabalhar em terras em São Paulo e Minas Gerais, juntamente com outros italianos compraram a terra aqui em Goiás, onde seria seu novo lar”, relembra Oswaldo. Ele e Edith nasceram e cresceram em Nova Veneza, onde se conheceram e se casaram. 

Continua após a publicidade

Empresário e pecuarista, Oswaldo manteve sempre um vínculo afetivo com o município. Foi prefeito da cidade por dois mandatos e se tornou benfeitor de obras sociais e culturais na cidade. Foi idealizador do Festival Italiano de Gastronomia e Cultura em Nova Veneza, que passou a atrair mais de 100 mil visitantes por ano à cidade.

“É de extrema importância que indivíduos e comunidades estejam apropriados de sua história e origem, porque é a partir daí que construímos nossa identidade e fortalecemos nossa auto-estima. Desde que idealizei o Festival Italiano nos idos anos 2000, já tinha convicção de que a força da nossa cultura poderia fortalecer muito a economia de Nova Veneza”, diz o comendador Oswaldo Stival, que recebeu o título de comendador direto do presidente da Itália em 2012 como reconhecimento de suas obras de resgate da cultura italiana no Brasil.

A obra durou dois anos desde a concepção e execução. A concepção do projeto, direção criativa e direção executiva foram liderados por um filho e um neto do casal, respectivamente o agroindustrial Edwaldo Peixoto Stival e o médico Alessandro Stival.

O Palazzo Ducale, situado na Piazza San Marco em Veneza, foi escolhido por ser um ícone da cidade, sendo atualmente o mais visitado pelos turistas. Sua obra começou no ano de 890 D.C. para ser sede do império veneziano, antes de ele ser incorporado à Itália. Sua arquitetura atual é do ano de 1380, combinando elementos bizantinos, góticos e renascentistas. Já as casas de Veneza que foram simuladas na obra, são uma representação da arquitetura típica das construções às margens de seus canais e todo seu romantismo.

No centro do monumento cenográfico, uma vitrine inclinada que lembra a quilha de um navio, simbolizando a imigração italiana e, ao mesmo tempo, a face moderna da edificação. O local onde foi instalado a edificação cenográfica foi dos pais de Oswaldo e, agora, doada ao Instituto. Internamente, ele abrigará um memorial, que remontará a trajetória da imigração italiana na região desde a origem no Vêneto, nordeste da Itália, até a chegada em Goiás.

O memorial incluirá peças antigas de valor simbólico e histórico das duas famílias, Peixoto [Spessoto, na origem italiana] e Stival, que também as doaram para o acervo histórico. Já estão em processo de concepção e articulação também os projetos sociais e culturais que serão endereçados pelo Instituto para movimentar e potencializar a identidade e a economia de Nova Veneza e região.

Veja Também