O grupo goiano Cia. Teatral Oops!.. apresenta programação virtual e gratuita com diversas abordagens artísticas

Durante seus mais de vinte anos de existência, o grupo realizou diversas montagens de espetáculos e oficinas, e ainda continuam o legado

Postado em: 09-03-2022 às 09h35
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: O grupo goiano Cia. Teatral Oops!.. apresenta programação virtual e gratuita com diversas abordagens artísticas
Durante seus mais de vinte anos de existência, o grupo realizou diversas montagens de espetáculos e oficinas, e ainda continuam o legado | Foto: Gilson.Borges81

Que os últimos dois anos foram desafiadores para a arte, não se tem dúvidas, mas foi aí que emergiram iniciativas importantes. Na ativa desde 2000, a Cia. Teatral Oops!.. ganhou destaque durante a pandemia com sua programação virtual. O grupo foi um dos grandes responsáveis por movimentar a arte circense e teatral em Goiás. Partindo de três eixos principais que norteiam a sua pesquisa de linguagem, Clown, Contemporâneo e Rua. A companhia utiliza diferentes meios para sistematizar o processo criativo, determinando tanto a temática dos espetáculos quanto sua estética.

Para dar continuidade ao movimento artístico virtual, este que possibilita pessoas de diferentes lugares mergulharem na proposta da Cia. Teatral Oops!.., eles seguem com espetáculos, oficinas e lives até 27 de março. Com a iniciativa, o público pode assistir gratuitamente as apresentações dos espetáculos ‘O Doente Imaginário e Encantos’, além de participar de atividades formativas e acompanhar bate-papos que abordam o universo e as dinâmicas do fazer teatral. Tudo transmitido virtualmente pelas plataformas digitais e redes sociais do grupo. 

Segundo o diretor artístico da companhia, João Bosco Amaral, a realização deste projeto permite “que pessoas de diferentes localidades possam ter o acesso a essas ações, que incluem a transmissão de espetáculos, oficinas e lives temáticas, em diferentes plataformas”. Para o diretor, essa empreitada promove “a realização de atividades de fruição, formação e difusão do fazer teatral, permitindo ao público conhecer um pouco mais da pesquisa, das obras artísticas e da metodologia de trabalho da Oops!..”. 

Continua após a publicidade

Como parte da programação, eles retornam com as as lives ‘Falando de Teatro’, uma das mais engajadas durante o isolamento social. As ações seguem a proposta inicial, que incluía bate-papo online sobre teatro, arte e cultura; e momentos de leituras de poesias, textos dramáticos e performances. A primeira live foi realizada no dia 21 de fevereiro, no Instagram da @ciaoops, com o tema ‘Construindo um Teatro de Grupo’. Já o último encontro virtual da série é sobre ‘Performance Virtual’, com exibição no dia 11 de março, próxima sexta-feira, às 17h.

No projeto também estão previstas duas oficinas como ações formativas que serão realizadas no formato online: ‘Oficina de Dramaturgia (s)’ com o ator e diretor João Bosco Amaral; e ‘Oficina de Teatro para Crianças’, ministrada pela atriz e produtora cultural Sol Silveira. A primeira será realizada nos dias 12 e 13 de março, das 14h às 17h, na plataforma Zoom. Já a segunda será realizada nos dias 19 e 20 de março, no mesmo horário, também na plataforma Zoom. As ações formativas têm uma contribuição significativa tanto para crianças, que terão um contato inicial com as dinâmicas e os jogos teatrais, quanto para a formação técnica e artística de outros artistas e coletivos.

Em comemoração ao Dia do Teatro, 27 de março, a Cia. Oops!.. apresenta os espetáculos ‘O Doente Imaginário’ e ‘Encantos’ no Facebook e no YouTube da companhia. Os dois espetáculos terão tradução na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo a acessibilidade para deficientes auditivos. ‘O Doente Imaginário’, um clássico do teatro francês de autoria de Moliére, será apresentado dia 24 de março, às 19h, no Facebook e no dia 26 de março, às 15h no YouTube. Já ‘Encantos’, que conta a história de uma menina que possui um pássaro como seu melhor amigo, será apresentado às 19h do dia 25 de março no Facebook e no dia 27 de março, às 15h, no YouTube. 

Veja Também