IPI terá redução com impacto mínimo nos produtos dos shoppings

É esperado que o impacto máximo do IPI em produtos da chamada "linha-branca'', onde faz parte produtos como refrigeradores e fogões, seja de 1,7%. | Foto: reprodução

Postado em: 09-03-2022 às 13h42
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: IPI terá redução com impacto mínimo nos produtos dos shoppings
É esperado que o impacto máximo do IPI em produtos da chamada "linha-branca'', onde faz parte produtos como refrigeradores e fogões, seja de 1,7%. | Foto: reprodução

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) terá redução pouco significativa nos produtos vendidos nos shoppings, especialmente os da linha branca. Essa  conclusão foi feita pela Associação Brasileira de Lojista de Shopping onde analisou que não fará os preços dos produtos mais atrativos.

É esperado que o impacto máximo do IPI em produtos da chamada “linha-branca”, onde faz parte produtos como refrigeradores e fogões, seja de 1,7%. “ O impacto é mínimo e chega após um aumento sucessivo de impostos que elevaram o custo final dos produtos para o consumidor” comentou Luis Augusto Ildefonso, diretor Institucional da ALSHOP.

Na avaliação da ALSHOP os custos elevados para manter um negócio, como  aluguel e energia, interferem na redução dos preços em produtos como vestuário, calçados, acessórios, presentes e eletrônicos. Outro fator de incerteza é o conflito Leste Europeu, que pressiona o preço de insumos básicos, que já começou a alterar preços, como o da gasolina.

Continua após a publicidade

No início de abril a associação deverá divulgar a estimativa para o crescimento das vendas para esse ano. Também serão divulgados os números de avaliação do comercio dos primeiros três meses de 2022.

Veja Também