Com aumento de 24,3% no preço do diesel, caminhoneiros especulam nova greve

Os trabalhadores chegaram a se reunir para discutir a situação semana passada, mas não acharam que seria tanto | Foto: Reprodução

Postado em: 11-03-2022 às 13h57
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Com aumento de 24,3% no preço do diesel, caminhoneiros especulam nova greve
Os trabalhadores chegaram a se reunir para discutir a situação semana passada, mas não acharam que seria tanto | Foto: Reprodução

Com a alta de 24,3% no valor do diesel nesta sexta-feira, os caminhoneiros começam a mencionar greve. Até agora são só especulações, mas essa alta nos preços trás medo a classe.

Desde o início do conflito no Leste-Europeu a alta nos barris de petróleo era esperada, mas não tanto. Para o Correio Braziliense um caminhoneiro contou que os trabalhadores chegaram a se reunir para discutir a situação semana passada, mas não acharam que seria tanto.

A categoria dos caminhoneiros autônomos são os que mais tendem a perder, por terem que aumentar o preço dos fretes e não ter ninguém para defendê-los. Eles têm medo do impacto dos reajuste nos contratantes.

Continua após a publicidade

A alta dos preços já vinha antes do conflito, só em 2021 acumulou alta de 46%. Tanto o Congresso quanto o próprio presidente Jair Bolsonaro prometem buscar soluções para minimizar a situação.

Greve dos caminhoneiros em 2018:

Vale lembrar da paralisação dos caminhoneiros em 2018, que durou onze dias. Durante esse tempo cidades ficaram sem receber todo tipo de recurso, inclusive gasolina. Além de ter deixado exposto a dependência da economia brasileira sobre o transporte rodoviário.

Veja Também