Nova rodada de negociações entre Russia e Ucrânia acontece depois de poucos progressos

Houveram poucos progressos durante o fim de semana.

Postado em: 14-03-2022 às 15h28
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova rodada de negociações entre Russia e Ucrânia acontece depois de poucos progressos
Houveram poucos progressos durante o fim de semana. | Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (14/3) iniciou a 4ª rodada de negociações entre a Ucrânia e a Rússia. A retirada imediata de tropas e garantias de segurança são alguns dos temas tratados.

Houveram poucos progressos durante o fim de semana, após rodadas anteriores focadas no cessar-fogo para levar ajuda a cidades sitiadas por forças russas e retirar civis, apesar de fracassarem frequentemente.

A Rússia continuar dizendo que ataca civis e chama de “operação especial’ para “desnazificar” a Ucrânia, para o ocidente é um pretexto infundado para guerra. Antes dessa rodada, o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak publicou: “Negociações. 4ª rodada. Sobre paz, cessar-fogo, retirada imediata de tropas e garantias de segurança.”

Continua após a publicidade

Atualizações

Pelo menos 35 pessoas morreram e 134 ficaram feridas por um ataque de mísseis russos em uma base de treinamento militar em Yavoriv, no oeste da Ucrânia na madrugada de domingo.

Ainda no domingo a Rússia alegou ter matado 180 mercenários estrangeiros, mas o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Markiyan Lubkivsky, disse ser propaganda russa.

Mais de 2.500 pessoas foram mortas pelo bombardeio russo na cidade de Mariupol,no sul. E de acordo com a Ucrânia a situação continua a piorar.Um carregamento de suprimentos humanitários não conseguiu chegar à cidade devido a bombardeios pesados, disse Iryna Vereshchuk, a vice-primeira-ministra da Ucrânia, neste domingo.

Veja Também