Baixa taxa de vacinação resulta em possível risco de um novo surto de poliomielite

Desde 2012 houve uma queda vertiginosa dos números de crianças imunizadas | Foto: Reprodução

Postado em: 15-03-2022 às 15h12
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Baixa taxa de vacinação resulta em possível risco de um novo surto de poliomielite
Desde 2012 houve uma queda vertiginosa dos números de crianças imunizadas. | Foto: Reprodução

Em meio a campanha de vacinação infantil para Covid-19, doenças como a poliomielite correm o risco de voltar pela baixa cobertura de imunização. Desde 2012 houve uma queda vertiginosa dos números de crianças imunizadas.

A poliomielite é uma doença causada por vírus e causa paralisia, ela é facilmente evitável através de vacinação e está erradicada no Brasil desde 1994. A taxa mínima de vacinação esperada é pelo menos 95%, mas em 2021 foi registrado 67,77%

Em nota, o Ministério da Saúde divulgou nota dizendo: “o Brasil tem intensificado as ações de imunização e vigilância epidemiológica da poliomielite entre o público-alvo” e completou “A pasta acompanha o andamento da cobertura vacinal e recomenda a estados, municípios e Distrito Federal que realizem a busca ativa para vacinação”.

Continua após a publicidade

Um dos pontos decadentes é a falta de investimento na divulgação da vacinação de polio, para que as pessoas entendam a gravidade e o risco de viver um novo surto de poliomielite.Nos últimos anos acabou se investindo muito sobre a vacinação da covis e essa doenças erradicadas foram deixadas de lado.

Infelizmente é um problema global, países como o Malaui e Israel já registraram crianças com o vírus. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), se a doença não for erradicada rapidamente, podem ocorrer até 200 mil novos casos a cada ano no mundo, dentro do período de uma década.

Veja Também