Quinta-feira, 28 de março de 2024

Astronauta americano retornará de estação espacial em foguete russo, apesar do conflito

A agência também confirmou que continuam trabalhando com colaboração da agência espacial russa Roscosmos na ISS

Postado em: 16-03-2022 às 15h08
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Astronauta americano retornará de estação espacial em foguete russo, apesar do conflito
A agência também confirmou que continuam trabalhando com colaboração da agência espacial russa Roscosmos na ISS | Foto: Reprodução

O astronauta Mark Vande Hei voltará da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) a bordo da  espaçonave russa Soyuz no final deste mês, de acordo com informações dadas pela  Nasa nesta segunda-feira (14/3)

A agência também confirmou que continuam trabalhando com colaboração da agência espacial russa Roscosmos na ISS. O conflito no Leste-europeu não afetou, até o momento, a relação entre elas.

Mark está na estação espacial desde abril de 2021 e deve voltar no dia 30 deste mês a bordo da espaçonave russa Soyuz para as instalações russas em Baikonur, no Cazaquistão Há uma década esse foguete é o único que leva e traz os astronautas.

Continua após a publicidade

No entanto, em 2020 a SpaceX lançou a cápsula Crew Dragon acabando com essa dependência. Mesmo assim é mantido acordos provisórios para astronautas americanos viajarem em veículos russos Soyuz e para cosmonautas russos voarem com a SpaceX no futuro.

Joel Montalbano, gerente do programa da Estação Espacial Internacional da agência americana, afirma que as operações conjuntas entre a Nasa e Roscosmos “continuam indo bem”. Mesmo com a tensão entre os Estados Unidos e a Rússia a agência espacial americana que continuam trabalhando juntos na ISS,

Veja Também