Especialistas alertam sobre perigo de infecções e óbitos causados por mordida de cães

A infecção pode causar lesões nos tecidos, falência generalizada de órgãos e mesmo a morte. Ela mata cerca de 8 milhões de pessoas no mundo e especialistas ainda não sabe exatamente a causa.

Postado em: 16-03-2022 às 18h51
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Especialistas alertam sobre perigo de infecções e óbitos causados por mordida de cães
A infecção pode causar lesões nos tecidos, falência generalizada de órgãos e mesmo a morte. Ela mata cerca de 8 milhões de pessoas no mundo e especialistas ainda não sabe exatamente a causa | Foto: Reprodução

O britânico Jaco Nel brincava com seu cachorro Harvey, um cocker spaniel, quando notou um pequeno arranhão em sua mão. Ele limpou e desinfetou o corte, e continuou com sua rotina normalmente. Duas semanas depois, começou a ficar doente, com sintomas parecidas com de uma gripe.

Jaco Nel | Foto: Darly Mail

Nel não sabia que havia contraído uma bactéria na saliva de seu cão, capaz de provocou uma infecção, evoluindo para septicemia (ou choque séptico), uma reação acentuada do sistema imunológico diante de um processo infeccioso. Ele passou cinco dias em coma e meses no hospital, perdeu as duas pernas, e todos os dedos de uma mão. Além disso, teve o nariz e os lábios desfigurados, o que lhe causa dificuldade para falar e para comer.

O médico veterinário Guilherme Henrique Alves, explica que os cães possuem tártaros nos dentes, placas bacteriana decorrente do acúmulo de restos de comida. Nelas, diversos tipos de bactérias, vírus e fungos ficam alojadas e são capazes de causar infecções que a matam os tecidos.

Continua após a publicidade

“Essa é uma evolução do quadro. Existem casos de pessoas que não respondem a nenhum tipo de medicação, então infecção vira uma espécie de toxina no corpo, evoluindo para o quadro de choque séptico.”

Septicemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a septicemia atinge cerca de 20 milhões de pessoas por ano e é uma das infecções que mais matam no mundo inteiro. Ela pode se manifestar em qualquer parte do corpo, desde um corte no dedo até uma infecção urinária.

No entanto, se não for tratado a tempo, a infecção pode causar lesões nos tecidos, falência generalizada de órgãos e mesmo a morte. Ela mata cerca de 8 milhões de pessoas no mundo e especialistas ainda não sabe exatamente a causa.

A Médica Veterinária da UFG, Patrícia Lorena informa que para uma infecção ao ponto de uma septicemia, o paciente precisa ter sido contaminado a vários dias. “Nas primeiras 24 horas o organismo está lançando mão de mecanismos de defesa e depois de esgotar o estoque celular é que a septicemia é instalada”. apontou Patrícia.

Os cuidados

Só em 2021, houve mais 5 mil atendimentos referentes a acidentes de mordedura de animais em Goiânia, segundo a Diretoria de Vigilância em Zoonoses. Para o diretor do órgão, Murilo Reis, é importante que o paciente agredido procure o mais rápido possível à uma unidade de saúde.

“Há uma vários tipos de microrganismos presentes na saliva dos animais, que quando chegam na corrente sanguínea, pode levar a Septicemiaaté um quadro grave de Gangrena ou perda de algum membro.” alerta Reis, acrescentando que “todas as notificações são chegadas em nosso departamento e os nossos técnicos fazem o acompanhamento, tanto do paciente, quanto do animal”, concluiu.

Veja Também