Inclinação do eixo da terra afeta clima e  ecossistemas; entenda como isso é possível

Isso resultou na maior duração da estação seca na bacia do rio São Francisco, fazendo com os biomas ali fossem afetados | Foto: Reprodução

Postado em: 18-03-2022 às 15h48
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Inclinação do eixo da terra afeta clima e  ecossistemas; entenda como isso é possível
Isso resultou na maior duração da estação seca na bacia do rio São Francisco, fazendo com os biomas ali fossem afetados | Foto: Reprodução

A inclinação da Terra faz com que os hemisférios recebam diferentes exposições do sol  em diferentes épocas do ano. Isso resultou na maior duração da estação seca na bacia do rio São Francisco, fazendo com os biomas ali fossem afetados.

Na bacia do São Francisco são encontrados três biomas, sendo uma parte substancial do Cerrado, além de ampla área de Caatinga e menor da Mata Atlântica. Durante essa longa exposição acontece a diminuição do número de árvores e na expansão da vegetação de tipo savânica e campestre na região, fazendo com que o Cerrado seja o mais afetado.

A inclinação varia, sendo no mínimo 22 graus e a máxima 24 graus e 30 minutos, o ciclo completo dura 41 mil anos. Atualmente a rotação da Terra é de 23 graus e 26 minutos.

Continua após a publicidade

Em períodos em que a região está na inclinação máxima a estação úmida dura mais. Assim é possível a expansão da vegetação arbórea. É um longo ciclo e cada variação varia com a exposição solar e em consequência o clima.

Veja Também