Vírus: app editor de fotos do Android já roubou senhas de mais de 100 mil usuários

O aplicativo não está mais disponível para download, e para as pessoas que o instalaram a recomendação é desinstale o mais breve possível

Postado em: 22-03-2022 às 12h01
Por: Iara Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Vírus: app editor de fotos do Android já roubou senhas de mais de 100 mil usuários
O aplicativo não está mais disponível para download, e para as pessoas que o instalaram a recomendação é desinstale o mais breve possível | Foto: Reprodução

Ao viver em mundo digital, é necessário manter a atenção, sempre desviando de diversos perigos que estar online pode gerar. Mesmo com variados sistemas de segurança digitais disponíveis, ainda é provável o contato com algum malware.

Malware é a abreviação da palavra “malicious software”, um programa de computador que tem como objetivo prejudicar e infectar um computador com vírus, podendo estragar a máquina e também roubar dados gravados no celular, como fotos, senhas de aplicativos e de cartões, além de outros dados.

Recentemente foi descoberto pela empresa de segurança móvel Pradeo, um aplicativo com mais de 100 mil downloads que estaria roubando senhas de aplicativos como o Facebook, e distribuindo para um servidor Russo. O aplicativo estava disponível na loja virtual de celulares com o sistema android, a Google Play Store, com o nome de “Craftsart Cartoon Photo Tools”, um aplicativo de edição de fotos.

Continua após a publicidade

Ao instalar o aplicativo, era solicitado o acesso às credenciais do Facebook para liberar o acesso ao editor. Após a liberação, o malware “FaceStealer” conseguia acessar a conta cadastrada e ter contato com as senhas, encaminhando essas informações a um servidor russo.

O aplicativo não está mais disponível para download, e para as pessoas que o instalaram a recomendação é desinstale o mais breve possível. Também é importante alterar a senha do Facebook e ativar outros sistemas de proteção, como o caso da autenticação em dois fatores, para gerar maior proteção dos dados.

Veja Também