Usuários do WhatApp GB, “versão falsificada” do mensageiro, estão sendo banidos do app oficial; entenda o motivo
Aplicativo pirata tem atraído usuários por recursos que o original não tem, como ferramentas de privacidade e melhor qualidade dos arquivos de mídia
Por: Alexandre Paes

Os usuários do Whatsapp GB, espécie de “cópia” do WhatsApp estão sendo banidos do aplicativo original, que pertence à Meta, também dona no Facebook e Instagram. A versão pirata do WhatsApp só funciona em aparelhos já conectados ao app original. Ela tem atraído usuários por oferecer uma série de recursos que o original não tem, como agendamento de mensagens e conexão de mais de um número de telefone ao mesmo perfil.
Nas redes sociais, usuários reclamaram do bloqueio, enquanto outros comemoraram a notícia, afirmando que o aplicativo desrespeita questões de privacidade. “A desculpa de quem usa whatsapp gb é privacidade, sendo que a própria pessoa usa pra INVADIR a privacidade alheia???”, escreveu um usuário no Twitter.
Mark Zuckerberg, proprietário da Meta, alerta que o app traz riscos à segurança e que não existe outra versão do aplicativo a não ser a oficial (WhatsApp Messenger ou WhatsApp Business). “O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles” disse a companhia em nota, para esclarecer que o Whatsapp GB viola os Termos de Serviço da companhia.
Um dos assuntos mais comentados
O app pirata foi disponibilizado para celulares com Android e só podia ser baixado fora da Play Store, loja oficial de aplicativos do Google. Inconformados com a medida, muitos usuários a favor do WhatsApp GB utilizaram o Twitter para reclamar, o que fez com que o tema se tronasse um dos assuntos mais comentados da rede social.
“Estou muito inconformada em ter que deixar de usar o Whatsapp GB. Como eu vou ver os status apagados? deixar o online congelado?”, comentou uma internauta. “O seu número é excluído do WhatsApp. Uma notícia triste. Meu amigo tem GB WhatsApp e ele foi banido e não consegue mais ‘logar’ o número”, disse outro.
Outra usuária, no entanto, afirma que só utiliza o app pela ausência do ‘online’: “Eu meu whatsapp gb não queremos ver o que vocês apagam a gente só quer ficar off sem ninguém perturbando pedindo pra responder”.