Homem negro é preso por três anos injustamente consegue provar sua inocência; entenda

O Condege divulgaram um levantamento onde 83% da pessoas presas injustamente por reconhecimento fotográfico são negros

Postado em: 24-03-2022 às 14h55
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Homem negro é preso por três anos injustamente consegue provar sua inocência; entenda
Pesquisa mostrou que 83% da pessoas presas injustamente por reconhecimento fotográfico são negros | Foto: Reprodução

Depois de três anos preso injustamente Thiago Augusto de Souza a Justiça o declarou inocente terça-feira passada (15/03). Ele era acusado de fazer parte de uma organização criminosa que assaltou em São Vicente em São Paulo em janeiro de 2019.

Thiago nunca deixou de afirmar sua inocência e com ajuda de seus familiares e advogados conseguiu provas o suficiente para o inocentar. Ele estava com sua namorada no dia do ocorrido e se quer correspondia ao porte físico de um dos 3 assaltantes, que foi comprovado pelas câmeras do supermercado. A única coisa que ele tinha em comum com os criminosos era o fato de ser negro

Ele sempre se disse inocente e depois de 3 anos seus advogados conseguiram que o júri o absolvesse e que ele já fosse liberado.

Continua após a publicidade

Prisão por “engano”

O Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) divulgaram um levantamento onde 83% da pessoas presas injustamente por reconhecimento fotográfico são negros. Na maioria das vezes ele é a única prova para que ele seja acusado e até condenado.Na maioria das vezes é o mesmo perfil jovens pobres, que estudam e trabalham para sustentar suas família e ,aparentemente o fundamental, são negros.

Veja Também