Will Smith pode perder o prêmio e ser expulso após agressão; entenda

Will Smith pode perder o Oscar caso a Academia siga à risca o que seu código de conduta estabelece, divulgado em 2017.

Postado em: 28-03-2022 às 17h48
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Will Smith pode perder o prêmio e ser expulso após agressão; entenda
Will Smith pode perder o Oscar caso a Academia siga à risca o que seu código de conduta estabelece, divulgado em 2017 | Foto: Getty Images

O momento de maior destaque de uma cerimônia do Oscar é vencedor de Melhor filme, mas o destaque da 94ª edição, realizada na noite deste domingo (27/3) foi o tapa que Will Smith acertou em Chris Rock no palco, após o comediante fazer uma piada com a esposa do ator.

Mesmo após a agressão, Smith recebeu o prêmio na categoria de Melhor Ator, o primeiro da sua carreira. No discurso, Will pediu desculpas à Academia e disse que esperava ser convidado para o evento novamente. No entanto, ficou a dúvida: o tapa pode fazê-lo perder a estatueta ou até mesmo impedi-lo de retornar nas próximas edições? A resposta é sim.

Will Smith pode perder o Oscar caso a Academia siga à risca o que seu código de conduta estabelece, divulgado em 2017. O comunicado aconteceu diante das denúncias de assédio sexual na indústria cinematográfica, a CEO da Academia, Dawn Hudson. Segundo a revista Variety, ela enviou uma nota aos membros ressaltando:

Continua após a publicidade

“A filiação à Academia é um privilégio oferecido a um grupo seleto na comunidade global de cineastas. Além de conquistarem excelência nas artes e ciências audiovisuais, membros também devem se comportar de forma ética e respeitar os valores da Academia de respeito à dignidade humana, à inclusão e a um ambiente acolhedor que promova a criatividade.”

O comunicado ainda reforça: “Não há lugar na Academia para pessoas que abusem de seu status, poder ou influência de forma que viole os padrões reconhecidos de decência. A Academia se opõe categoricamente a qualquer forma de abuso, assédio ou discriminação com base em gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade”.

A instituição chegou a enfatizar isso em uma publicação no Twitter, horas depois do ocorrido dizendo “A Academia não tolera a violência de qualquer forma.”.

Repercussão

Ao jornal New York Post, uma fonte de destaque em Hollywood afirma que essa é uma possibilidade: “Foi basicamente uma agressão. Todos ficaram chocados, foi muito desconfortável. Eu acho que Will não iria querer devolver o Oscar, mas quem sabe o que pode acontecer agora”. A Academia foi procurada pelo jornal, mas não respondeu se pretende tomar medidas para punir Will Smith.

Diante da lei civil, o ator não enfrentará problemas, ao menos por enquanto. Em nota enviada à revista Variety, o Departamento de Polícia de Los Angeles disse que Chris Rock não abriu um boletim de ocorrência, mas se colocou à disposição do comediante caso ele mude de ideia.

Realidade

As chances de Will Smith perder a estatueta são pequenas, visto que vencedores anteriores não perderam seus prêmios nem após condenação criminal. O caso mais clássico é o do produtor Harvey Weinstein, condenado por abuso sexual e estupro. Ele que não perdeu a estatueta que ganhou por “Shakespeare Apaixonado”. A única condenação da Academia para ele foi a expulsão após votação dos membros do conselho da organização, o que pode acontecer com Smith.

Veja Também