Marcos Pontes diz que o Brasil será independente na produção de vacinas ainda este ano

O ministro afirmou que o Centro Nacional de Vacinas produzirá imunizantes também contra doenças tropicais e outras pandemias

Postado em: 30-03-2022 às 09h16
Por: Jennifer Neves
Imagem Ilustrando a Notícia: Marcos Pontes diz que o Brasil será independente na produção de vacinas ainda este ano
O ministro afirmou que o Centro Nacional de Vacinas produzirá imunizantes também contra doenças tropicais e outras pandemias | Foto: Reprodução

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou, nesta terça-feira (29/03), que o Brasil será independente na produção de vacinas ainda este ano. A fala se refere ao Centro Nacional de Tecnologia de Vacinas, em Campinas (SP). 

A fala foi feita durante o 2º Seminário “O Brasil em Transformação”, que foi realizado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum), inaugurada na cerimônia. 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação entregou R$ 50 milhões à iniciativa que foi anunciada no final do ano passado, criada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Podemos falar que, a partir deste ano, o Brasil passa a ser independente na produção de vacinas contra a covid, mas também para outras pandemias. E vão haver novas pandemias”, diz Marcos Pontes. 

Continua após a publicidade

Pontes afirmou que uma vacina contra a Covid de RNA mensageiro de terceira geração está em andamento no Centro Nacional de Tecnologia de Vacinas. Também, diversos imunizantes serão desenvolvidos no centro contra doenças tropicais e outras doenças perigosas que, até então, não podiam ser estudadas no Brasil por falta de estrutura. 

O Centro fica acoplado ao Sirius, que é o maior acelerador de partículas do Hemisfério Sul e um dos maiores laboratórios da América Latina.  

Veja Também