Goiás lança sistema capaz de cruzar dados de armas de fogo em crimes ocorridos no Brasil

Além do lançamento do Sistema Nacional de Análise Balística, foram ainda entregues diversos equipamentos à Polícia Técnico-Científica de Goiás.

Postado em: 31-03-2022 às 14h47
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás lança sistema capaz de cruzar dados de armas de fogo em crimes ocorridos no Brasil
Além do lançamento do Sistema Nacional de Análise Balística, foram ainda entregues diversos equipamentos à Polícia Técnico-Científica de Goiás | Foto: SSP-GO

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), lançou, nesta quarta-feira (30/03), o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab). O sistema ficará sob domínio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica e irá fornecer informações estratégicas para auxiliar investigações, além de correlacionar crimes com armas de fogo em todo o país, com a criação também do Banco Nacional de Perfis Balísticos.

“Os projéteis são lançados no banco e a partir daí, o sistema aponta quais prováveis projéteis podem ter saído da mesma arma. Se já houver a investigação do dono dessa arma, cruzam-se as informações, é gerado um relatório de inteligência e a partir daí segue a apuração”, explicou o titular da SSP-GO, Rodney Miranda.

Goiás é o quinto estado a receber o projeto. Além das operações na Polícia Técnico-Científica goiana, o sistema já está em funcionamento nas instituições estaduais do Pará, Espírito Santo, Pernambuco e Paraná.

Continua após a publicidade

Novos equipamentos

Novos equipamentos | Foto: SSP-GO

Além do lançamento do Sistema Nacional de Análise Balística, foram ainda entregues diversos equipamentos à Polícia Técnico-Científica de Goiás. Entre os itens entregues, trenas- laser, computadores, maletas de local de crime, lanternas táticas, maletas de papiloscopia, câmera de cianocrilato (para revelação de impressões digitais), cones e guarda-chuvas. Os materiais foram adquiridos com recursos da Senasp, Emendas Parlamentares e do Fundo a Fundo.

O novo sistema funcionará no âmbito da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). O evento foi realizado no auditório da SPTC, no setor Cidade Jardim, em Goiânia, marcou ainda a entrega de diversos equipamentos à corporação.

Veja Também