O risco por trás das armas químicas e biológicas que temem que a Rússia utilize contra Ucrânia

Por mais que a acusação venha prioritariamente dos Estados Unidos não é totalmente especulação já que ele tem sido acusado de usar armas químicas para atacar dissidentes em solo britânico.

Postado em: 01-04-2022 às 13h36
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: O risco por trás das armas químicas e biológicas que temem que a Rússia utilize contra Ucrânia
Por mais que a acusação venha prioritariamente dos Estados Unidos não é totalmente especulação já que ele tem sido acusado de usar armas químicas para atacar dissidentes em solo britânico. | Foto: Reprodução

A guerra no Leste-europeu traz de volta o medo das armas de destruição em massa. Com alguns dos principais alvos da Rússia sendo Chernobyl e os reatores Zaporizhzhya, a maior usina nuclear da Europa a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). 

Mas o maior medo nem é exatamente esse, e sim um possível ataque químico ou biológico ordenado por Vladimir Putin. Por mais que a acusação venha prioritariamente dos Estados Unidos não é totalmente especulação já que ele tem sido acusado de usar armas químicas para atacar dissidentes em solo britânico.

Perigo por trás de armas químicas 

Armas químicas podem ser qualquer substância química usada para matar, ferir ou incapacitar humanos ou animais  através de propriedades tóxicas. Entre essas toxinas existem diferentes agentes.

Continua após a publicidade

Os agentes neurotóxicos atuam no sistema nervoso podendo matar em poucos minutos, mais conhecido é o gás sarin. O ataque mais conhecido com esse tipo de arma foi em um metrô em Tóquio a mando do presidente sírio em 1988, Bashar al-Assad.

Existem também outros como: gases vasculares, que causam irritação e bolhas na pele, o mais conhecido como o gás mostarda; agentes sanguíneos, que são venenos que atacam o sangue, o mais conhecido é o cianeto; e agentes sufocantes, que agem diretamente na respiração, com o principal composto sendo cloro.

Perigo por trás de armas biológicas

As armas biológicas são as mais perigosas, atacando silenciosamente e podem sair facilmente do controle. Elas causam doenças ou até porte por meio de toxinas, podendo infectar  gado até matar políticos 

O grande problema é que uma bomba biológica pode se tornar um pandemia mundial e perder o controle total. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) classifica as armas biológicas com as letras A, B e C, de acordo com a letalidade e a capacidade de contaminação. A categoria A estão os agentes biológicos mais mortais e contagiosos, como os temidos antraz, botulismo e varíola.

Veja Também