Dia da Mentira: internautas associam data a Bolsonaro e promovem campanha nas redes sociais

Segundo o site de checagem Aos Fatos, o presidente já contou 5.145 mentiras durante o mandato

Postado em: 01-04-2022 às 13h19
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia da Mentira: internautas associam data a Bolsonaro e promovem campanha nas redes sociais
Segundo o site de checagem Aos Fatos, o presidente já contou 5.145 mentiras durante o mandato | Foto: Reprodução

Tradicionalmente, no dia 1º de abril os brasileiros podem inventar histórias, trapaças, balelas ou, simplesmente, mentiras. Entretanto, o Dia da Mentira, que data do século XV, nesta quarta-feira (01/04), recebeu uma nova interpretação e está sendo associado ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um ano “político”, os internautas não perderam a chance de mostrar insatisfação com o atual governo.

Quem acessa o Twitter, por exemplo, verá que entre os principais assuntos comentados na internet estão acompanhados das hashtag #DiaDaMentira, #BolsonaroDay e #BolsonaroMentiroso. Diversos perfis de usuários da rede, políticos, artistas, famosos e de organizações contrárias ao Chefe do Executivo brasileiros publicaram sobre as “mentiras” contadas por ele.

A tradição de 1º de abril remonta à instituição do Calendário Gregoriano,  em 1582, que substituiu o Calendário Juliano por determinação do Conselho Ecumênico da Igreja Católica (Concílio de Trento). Desde então, o ano foi dividido em quatro estações distribuídas ao longo de 12 meses, ou 365 dias, de acordo com o movimento da Terra em relação ao Sol e estabelece o primeiro dia do ano em 1º de janeiro.

Os historiadores contam que parte da população francesa se revoltou contra a medida instituída pelo papa Gregório IX e se recusou a adotar o 1º de janeiro como início do ano. Zombados pelo resto da população, os resistentes às mudanças eram convidados para festas e comemorações inexistentes no 1º de abril. Nascia assim a tradição de zombaria e de pregação de peças.

No Brasil, a tradição foi introduzida em 1828, com o noticiário impresso mineiro “A Mentira”, que trazia em sua primeira edição a morte de Dom Pedro I na capa e foi publicado justamente em 1º de abril. Mas, neste ano de Eleições, o foco se tornou as mentiras contadas pelo pelo presidente durante seu mandato e, principalmente, a campanha contra a disseminação de Fake News e a desinformação.

O movimento está sendo encabeçado pela Campanha Nacional Fora Bolsonaro, partidos e políticos brasileiros, como o ex-presidente Lula (PT). Os internautas não deixam de lembrar que em 1.185 dias de mandato, o presidente já deu 5.145 declarações falsas ou distorcidas, segundo o site de checagem Aos Fatos, e 191 vezes reafirmou seu bordão da campanha presidencial de “combate à corrupção”.

(Com informações da Agência Brasil)

Veja Também