SpaceX inicia nova missão e coloca nanossatélite da Universidade de Brasília em órbita; assista

"É uma solução de baixo custo, tanto de desenvolvimento quanto de lançamento e operação’’, explica a diretora Fernanda Lins

Postado em: 01-04-2022 às 16h45
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: SpaceX inicia nova missão e coloca nanossatélite da Universidade de Brasília em órbita; assista
"É uma solução de baixo custo, tanto de desenvolvimento quanto de lançamento e operação’’, explica a diretora Fernanda Lins | Foto: Reprodução SpaceX

A SpaceX, empresa de Elon Musk, iniciou nesta sexta-feira (1º) uma nova missão, com o lançamento do foguete Falcon-9 no início da tarde em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Chamada Trasporter-4, esta é a quarta missão da empresa, destinada a levar pequenos satélites ao espaço. Entre eles, um nanossatélite desenvolvido por alunos de engenharia e professores da Universidade de Brasília (UnB).

AlfaCrux Foto: Unb

Chamado AlfaCrux, o projeto pretende testar e demonstrar na órbita do planeta Terra experimentos de comunicação via satélite. Segundo a diretora substituta da Diretoria de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Fernanda Lins, o CubeSat de 1U (10cmx10cmx10cm) pode trazer novas soluções de enlaces nas faixas de frequências de rádio amador.

“A solução é importante para realidades como a do país, com um território muito extenso e que possui áreas remotas nas quais ainda não há uma infraestrutura sofisticada de comunicação. Além disso, é uma solução de baixo custo, tanto de desenvolvimento quanto de lançamento e operação’’, explica a diretora.

Continua após a publicidade

Os dados coletados serão disponibilizados via internet e poderão ser utilizados para pesquisas sobre a comunicação de radioamadores, comunidade, inclusive, que deve auxiliar o Laboratório de Simulação e Controle de Sistemas Aeroespaciais da UnB no monitoramento do CubeSat.

Para a diretora da AEB, além dos resultados científicos que são aguardados, a parceria entre o ambiente universitário e a empresa espacial é uma grande oportunidade de capacitação de estudantes em todo o ciclo de desenvolvimento de uma missão espacial.

Como assistir ao lançamento da missão AlfaCrux

O foguete Falcon 9 já está preparado na plataforma da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida. Ele será lançado em uma órbita baixa com altitude de 500 km.

Após levar as cargas úteis à órbita da Terra, a primeira ação do foguete será retornar para pousar na embarcação “Just Read the Instructions”, posicionada no oceano Atlântico. Quando a missão for lançada, o propulsor deste Falcon 9 realizará seu sétimo voo espacial desde o lançamento da missão Crew-1.

Você pode acompanhar o lançamento da missão AlfaCrux na transmissão abaixo:

(Com informações da Agência Brasil)

Veja Também