Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Homem é preso por rastrear namorada com Apple Watch escondido; entenda

Segundo o depoimento da vítima, ela ainda recebia várias mensagens e ligações do Lawrence, que exigia saber onde ela estava após sua fuga

Postado em: 01-04-2022 às 17h44
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Homem é preso por rastrear namorada com Apple Watch escondido; entenda
Segundo o depoimento da vítima, ela ainda recebia várias mensagens e ligações do Lawrence, que exigia saber onde ela estava após sua fuga | Foto: Pexels

Um homem de 29 anos, foi preso nos Estados Unidos por monitorar a localização de sua namorada sem consentimento. No crime foi utilizando um relógio Apple Watch que foi preso ao carro da vítima. O caso ocorreu na cidade de Nashville, no Estado americano de Tennessee, na última sexta-feira (25).

Segundo informações obtidas pela TV local WSMV, a mulher estava fugindo do namorado, que a havia ameaçado de morte várias vezes. Por isso, ela se dirigiu a um lar de acolhimento para crianças e mulheres vítimas de violência doméstica.

Lawrence Welch apareceu no mesmo local à procura da namorada, enquanto a vítima tentava obter proteção judicial contra ele. De acordo com o depoimento da mulher à polícia, os dois já haviam utilizado no passado o app GPS Life360 para saberem a localização um do outro. No entanto, ela tinha desativado o aplicativo para fugir dele.

Continua após a publicidade

O app oferece a possibilidade de uso por meio de uma assinatura, e é voltado principalmente para a localização de membros de uma mesma família. Mas ele pode ser usado para formar círculos: grupos de amigos, colegas de trabalho ou demais contatos.

Ainda segundo o depoimento da vítima, ela recebia várias mensagens e ligações do Lawrence, que exigia saber onde ela estava após sua fuga. Pouco depois da chegada dela ao lar, ele também apareceu no local. Em vez de entrar, ele foi até o carro da vítima e tentou se esconder, agachando-se próximo ao pneu do passageiro.

O homem foi identificado e a polícia acionada. Quando os policiais revistaram o veículo, encontraram um Apple Watch preso na roda. Ainda segundo a WSMV, ele já tem em sua ficha acusações judiciais por dois episódios de violência doméstica, ocorridos em julho de 2021.

Lei no Brasil

Em abril de 2021, foi sancionado uma lei no Brasil que tipifica o crime de perseguição, prática também conhecida como stalking. A norma altera o Código Penal de 1941 e prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa para esse tipo de conduta.

O crime de stalking é definido como perseguição frequente, por qualquer meio, como a internet (cyberstalking), que ameaça à integridade física e psicológica de alguém, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima.

Veja Também