Quinta-feira, 28 de março de 2024

Clientes acusam iFood de ‘suborno’ para que não sejam feitas avaliações negativas no Reclame Aqui

De acordo com as alegações, a empresa ofereceria cupons de desconto e benefícios para que os consumidores avaliassem o aplicativo positivamente no site de reclamações

Postado em: 06-04-2022 às 13h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Clientes acusam iFood de ‘suborno’ para que não sejam feitas avaliações negativas no Reclame Aqui
De acordo com as alegações, a empresa ofereceria cupons de desconto e benefícios para que os consumidores avaliassem o aplicativo positivamente no site de reclamações | Foto: Reprodução/Internet

iFood foi acusado de comprar avaliações de seus clientes na plataforma de avaliações Reclame Aqui, segundo reportagem do portal The Intercept Brasil. As informações foram reveladas por um ex-funcionário que preferiu não se identificar. De acordo com as alegações, a empresa ofereceria cupons para consumidores que avaliassem o aplicativo de deliveries positivamente no site de reclamações.

Com nota 8,1 nos últimos seis meses, o iFood foi um dos premiados pelo Prêmio Reclame Aqui, conferido a empresas com alto grau de satisfação por parte dos consumidores, sendo que na realidade muitos tem reclamado e publicado certa insatisfação com o serviço de entrega de comida. Entre as práticas denunciadas, estão a perseguição de clientes insatisfeitos com “cupons generosos” e sua coação através de mensagens enviadas por atendentes.

O portal de notícias do Reclame Aqui teve acesso a planilha de dados utilizada pela empresa terceirizada responsável pelo contato com os clientes e distribuição dos cupons. No documento, podem ser encontradas as datas das reclamações, o motivo, “grau de dificuldade” do convencimento do cliente. Os consumidores que cediam às solicitações da empresa recebiam a designação “Favorável”.

Continua após a publicidade

Um dos motoristas do app conversou com o Jornal OHoje, e contou que em algumas ocasiões os próprios colaboradores são silenciados, e que é direito do consumidor avaliar mau. “Pra mim o cliente tem que reclamar da qualidade do serviço sim. Até quando nos reclamamos de algo eles dão bônus ou benefícios nos valores da taxa de entrega que recebemos. Mesmo sendo colaborador ou até mesmo como cliente nós somos submetidos a suborno pra tentar calar nossa insatisfação”, expos ele que preferiu não se identificar por medo de ser banido do iFood.

Nas redes sociais, internautas confirmam as acusações alegando que receberam cupons com diferentes valores após abrirem reclamações contra a o iFood no Reclame Aqui ou outros canais. De acordo com alguns clientes, pode ser observado que a prática já acontece desde 2019, quando houve o estouro dos aplicativos de entrega.

No Twitter alguns clientes do iFood afirmam que receberam um cupom de R$ 20 após abrir uma reclamação sobre o serviço, ou mesmo sobre o entregador dos pedidos. O Jornal OHoje entrou em contato com a assessoria de comunicação do iFood, mas, até o momento, não teve esclarecimentos sobre os pedidos da reportagem.

Veja Também