Livros por todo lado: o mundo literário invade as redes sociais

Os livros saíram das estantes e estão aparecendo na internet cada vez com mais visualizações

Postado em: 09-04-2022 às 14h00
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Livros por todo lado: o mundo literário invade as redes sociais
Os livros saíram das estantes e estão aparecendo na internet cada vez com mais visualizações

O Tik Tok é um dos aplicativos mais influentes dos últimos anos, sendo reconhecido principalmente por promover coreografias, mas existe um nicho menos falado chamado de “booktok”. O booktok é um nicho destinado aos leitores fazendo resenhas e divulgação de livros, mostrando os universos extraordinários dentro dos livros acumulados nas estantes. 

Tiago Valente, com mais de 350 mil seguidores, usa a plataforma desde 2020 para espalhar seu amor pelos livros. Ele utiliza de artimanhas do teatro, culinária e edições criativas para chamar atenção para cada história. 

Tiago abrange diferentes gêneros, indo do clássico Dom Casmurro a fantasia moderna  A Corte de Espinhos e Rosas, trazendo histórias diferentes de forma instigante. Ele contou que ganha o dia sempre que alguém diz que lê um livros por conta dele.

Continua após a publicidade

Hoje é visível por meio de comentários, curtidas, compartilhamentos e reconhecimento das editoras, mas ele disse que demorou muito a ter essa noção. “Fiquei extremamente feliz e tive noção da responsabilidade que precisamos ter ao recomendar leituras na internet“ ele conta sobre quando entendeu o que representava. 

Uma curiosidade é que Tiago foi criado dentro de uma livraria, mas ele disse saber ser privilegiado. “Acredito que a literatura seja uma grande aliada para sermos mais empáticos e termos uma visão mais ampla do mundo e das nossas relações, então é incrível pensar na forma como eu e todos os outros booktokers estamos influenciando e formando essa nova geração de leitores”, ele contou.

Outra figura desse universo literário é Rodrigo de Lorenzi, que no momento tem 167,2 mil seguidores. Um dos seus conteúdos mais conhecidos é o “Livros para desgraçar sua cabeça” onde mostra livros considerados com conteúdos pesados e gatilhos muito bem escritos.

Uma das coisas mais marcantes em seus vídeos é sempre começar bebendo uma taça de vinho, sempre de bom humor e brincando com a ironia. “Quando gravo, eu tento me comunicar como se estivesse numa reunião com amigos, bebendo vinho e falando livremente sobre livros, séries e filmes. Acredito que isso passe uma cumplicidade que as pessoas gostam” ele conta sobre seu jeito único nos vídeos.

Tanto o Tiago como o Rodrigo, e tantas outras pessoas que construíram esse lugar cheio de romances quentinhos, mundos fantásticos e até mesmo sombra e desespero, mas não começou com eles. Antes do booktok outros aplicativos já abrigava essa comunidade.

Outros meios

Tudo começou nos primórdios do Youtube, o berço de todas as categorias de influencers. Nomes como Pam Gonçalves, Bel Rodrigues e a Paola Aleksandra são algumas das precursoras do chamado booktube.

Uma curiosidade é que hoje muitas delas também são autoras. Elas já tinham já um grande público e mesmo também se tornando escritoras em momento algum abandonaram as raízes. 

Hoje em dia, muitos também usam a Twitch, como a Barbara Sá, também escritora booktuber, faz lives quase que diárias de sprint de leituras, que serve para ler no método pomodoro com seus seguidores por um tempo e ainda conversam em intervalos.

Outro meio que todos acabam é o bookgram, conteúdos literários para plataforma do Instagram. Lá é, provavelmente, o local mais fácil de realmente conversar uns com os outros.

Ju Barcellos é dona da conta Desaniversários que acumula mais de 17 mil seguidores. Ela é uma das pessoas que hoje trabalha somente para produzir conteúdo literário para as redes. Ela conta que sempre prestou atenção na internet justamente para consumir esse tipo de conteúdo.

Hoje, além do seu perfil, ela controla o da Desa, sua mascote, que foi a maneira que ela viu de abranger diversos conteúdos e idades. Desa lê quadrinhos e romances levinhos, obviamente sempre sob a supervisão da Ju.

“Tem livro para todo mundo. É uma coisa que eu sempre falo, às vezes a pessoa diz que não gosta de ler, mas na verdade ela não achou o livro certo para ela”, contou ela. Na maioria das vezes acham que os mais famosos ou intelectuais são a leitura certa, mas isso varia de pessoa para pessoa e consumir parecido com o que já se gosta é o mais consciente.

Não importa onde se procura, a comunidade literária vem ganhando força e espaço. Hoje vários dos livros mais vendidos partiram de indicações deles. Não importa se gosta da Terra Média ou Corte Primaveril, de amigos que se apaixonam ou inimigos sempre vão conseguir te indicar algo. 

Veja Também