Quinta-feira, 28 de março de 2024

Criação bilíngue: confira as vantagens de um segundo idioma para o desenvolvimento infantil

Cada vez mais os pais priorizam que ainda crianças os filhos sejam inseridos em uma nova língua, principalmente o inglês

Postado em: 10-04-2022 às 13h48
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Criação bilíngue: confira as vantagens de um segundo idioma para o desenvolvimento infantil
Cada vez mais os pais priorizam que ainda crianças os filhos sejam inseridos em uma nova língua, principalmente o inglês | Foto Reprodução

Hoje fluência em uma segunda língua é basicamente uma exigência. Cada vez mais os pais priorizam que ainda crianças os filhos sejam inseridos em uma nova língua, principalmente o inglês, visando todos os benefícios desse aprendizado.

Um estudo produzido pela Universidade de São Paulo (USP) descobriu que crianças bilíngues têm maior habilidade em manter o foco em determinadas situações, mesmo com a presença de outros estímulos. A Universidade de George Mason, na Virgínia (EUA), também desenvolveu um estudo onde crianças que falam dois idiomas têm melhor desempenho em outras disciplinas escolares e não só nas de línguas.

De acordo com a diretora do Ensino Fundamental II da Escola Canadense Maple Bear Goiânia, Sabrina Oliveira, ter fluência em um segundo idioma desde muito novo pode facilitar inclusive a aprender outras línguas. “Ter uma maior flexibilidade mental, raciocínio lógico e matemático, organização e estratégia. É como se o cérebro passasse por melhorias, o que chamamos de sistema executivo”, são outras vantagens que a educadora salienta. 

Continua após a publicidade

Filhos mais seguros

Mães de filhos que passam pela imersão total no inglês dizem que seus filhos se tornam mais seguros e confiáveis no idioma e no aprendizado em geral. Eles acabam tendo mais curiosidade sobre novas culturas e um senso crítico mais apurado.

Além de que o mercado de trabalho tende cada vez mais a optar por pessoas bilíngues. O mundo globalizado pede por profissionais multifacetados e o inglês e outros idiomas abrem caminho no mercado de trabalho.

Veja Também