Quem é Leandro Moreira Maciel, o recordista brasileiro em número de diplomas universitários

Postado em: 19-04-2022 às 12h35
Por: Jennifer Neves
Com 40 diplomas universitários, o gaúcho Leandro Maciel é o brasileiro com o maior o maior número de certificados | Foto: Arquivo pessoal

Natural da cidade de Pelotas, no interior do Estado do Rio Grande do Sul, Leandro Moreira Maciel, de 39 anos, é o atual detentor de um recorde em território nacional. Com 40 diplomas universitários, o gaúcho é o brasileiro com o maior o maior número de certificados. Destes, 17 são em cursos de graduação, 20 em pós-graduação, um em curso técnico, um em mestrado e outro em doutorado.

De acordo com Maciel, sua intenção não era bater recordes, mas, sim, estar bem preparado para o mercado de trabalho. “Eu não queria bater recordes. Penso que, quando você se prepara e possui várias formações, amplia as oportunidades para administrar qualquer área. Hoje, me sinto pronto para assumir qualquer cargo de direção”, disse Leandro ao Portal R7.

A façanha de Leandro foi homologada pelo RankBrasil, que é uma empresa que registra os recordes nacionais, mas que não possui ligação com Guinness World Records, o famoso “livro dos recordes”, que é publicado anualmente. No entanto, Maciel afirma que deu entrada na documentação para ser reconhecido também pela instituição internacional.

Confira a lista com os certificados obtidos por Leandro Maciel:

Mestrado: pedagogia EAD e o ensino de ciências.

Doutorado: ciências da educação.

Técnico: administração.

Graduações: ciências contábeis, ciências biológicas, secretariado, gestão de cooperativas, negócios imobiliários, gestão comercial, gestão pública, comércio exterior, processos gerenciais, marketing, gestão financeira, educação física, logística, gestão de recursos humanos, pedagogia, administração e letras português/inglês.

Pós-graduações: ciências biológicas, filosofia e sociologia, gestão de saúde pública, administração escolar, supervisão e orientação, educação especial inclusiva, gestão escolar, educação a distância: gestão e tutoria, gestão hospitalar, treinamento desportivo, coordenação pedagógica, psicopedagocia, MBA e coaching, docência no ensino superior, administração de pessoas, MBA em gestão e políticas públicas municipais, educação infantil e anos iniciais, ensino religioso, neuropsicopedagogia, engenharia de produção e especialização em psicopedagogia.

Recorde mundial

Com 17 certificados, o atual recorde mundial pertence ao italiano Luciano Baietti, de 75 anos. Quase todos os diplomas foram conquistados em universidades da cidade de Roma, capital da Itália. Entre os cursos feitos por Baietti estão educação física, direito, literatura, filosofia, sociologia, criminologia, estratégia militar e muitos outros. Atualmente, o recordista é um professor aposentado.

Compartilhe: