Conheça algumas curiosidades que não te contaram dentro das salas de aula sobre Tiradentes

Existem várias curiosidades inexploradas acerca da vida de Tiradentes

Postado em: 21-04-2022 às 12h49
Por: Iara Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça algumas curiosidades que não te contaram dentro das salas de aula sobre Tiradentes
Existem várias curiosidades inexploradas acerca da vida de Tiradentes | Foto: Reprodução

Hoje, dia 21 de abril é comemorado o Dia de Tiradentes, uma data comemorativa em homenagem ao herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, que esteve presente ativamente no movimento da inconfidência mineira. Tiradentes foi enforcado em praça pública, na atualmente nomeada como Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro.

É de conhecimento geral alguns pontos de sua história, como o fato de que Tiradentes era mineiro e exercia diversas funções como dentista, comerciante e militar. Também é conhecido seu envolvimento contra o domínio português e seus impostos abusivos.

Mesmo sendo uma história bastante explorada dentro das salas de aula ao estudar os eventos que levam o título de inconfidência mineira, existem várias curiosidades sobre Tiradentes que muita gente não sabe. Conheça algumas:

Continua após a publicidade

Condenação

Antes da sentença de morte por enforcamento ser cumprida, Joaquim ficou preso por cerca de três anos. Após a concretização de sua pena, Tiradentes teve seu corpo cortado em quatro partes, essas que ficaram expostas entre o caminho do Rio de Janeiro até Minas Gerais. Sua cabeça, colocada em um poste em praça pública, foi roubada após 3 dias exposta. 

Um homem com aparência diferente

Diversos registros de Tiradentes o apresentam como um homem de cabelos grandes e barba. Diferente do que se vê nas pinturas, Joaquim por ser militar, mantinha sempre o cabelo curto e barba feita. Apesar desses cuidados, os comentários acerca de sua aparência não eram positivos, muito alto e magro, Tiradentes era considerado um homem feio.

Herdeiros

Tiradentes apesar de não ter se casado, teve dois filhos: João (filho de Eugênia Joaquina da Silva) e Joaquina (filha de Antônia Maria do Espírito Santo).

 Marco nas datas comemorativas

A morte de Tiradentes cravou um marco na História do Brasil, sendo ele a única pessoa que tem seu falecimento como uma data comemorativa.

Veja Também