Cidade de Paraty (RJ) é o primeiro sítio misto do Brasil reconhecido por sua cultura e natureza

Paraty conta com mais de uma centena de praias e ilhas para dias de deleite diante do mar. Com algumas das melhores praias do Brasil, o destino não decepciona no que quesito paisagens paradisíacas.

Postado em: 25-04-2022 às 09h57
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidade de Paraty (RJ) é o primeiro sítio misto do Brasil reconhecido por sua cultura e natureza
Paraty conta com mais de uma centena de praias e ilhas para dias de deleite diante do mar. Com algumas das melhores praias do Brasil, o destino não decepciona no que quesito paisagens paradisíacas | Foto: Reprodução

Por Lanna Oliveira

Um tesouro nacional, Paraty (RJ) é um caso raro de cidade colonial com praia e sem ladeira. O destino é um desse lugares do mundo onde é possível ter as melhores experiências em uma única viagem. É um lugar singelo, com ritmo próprio, onde culturas tradicionais convivem com a arquitetura colonial e o conforto da modernidade, em um cenário paradisíaco. Lá você encontra história, cultura, gastronomia, praia, cachoeiras, aventura, música, artesanato, eventos, arquitetura. Paraty é uma festa para os sentidos.

O colorido das janelas e portas dos casarões coloniais hipnotiza os viajantes que chegam a Paraty, no Rio de Janeiro. Os tons fortes se juntam ao intenso verde da Mata Atlântica, que acompanha toda a cidade e emoldura o mar. Por dentro da serra, cachoeiras dão um toque ainda mais espetacular à encantadora cidade. O destino alia turismo histórico, paisagens naturais exuberantes, pousadas charmosas, excelente gastronomia e um intenso movimento cultural. É destino para quem deseja descansar, mas não se desconectar do mundo.

Continua após a publicidade

Caminhar pelo Centro Histórico é só uma das viagens que um turista faz em Paraty (RJ). Não é tarefa fácil circular a pé por suas ruas em formato de canal, com calçamento de pedras irregular e esquinas desencontradas. Mas todo esse esforço some diante da beleza dos barquinhos coloridos ancorados na margem do Rio Perequê-Açu ou no cais, das lojas e dos ateliês de arte. O Centro é também, o ponto de partida para os passeios marítimos às praias mais distantes e ilhas da região, consideradas umas das mais lindas do Brasil.

O que fazer em Paraty

Paraty une história e paisagens naturais realmente estonteantes e, o melhor de tudo, ela está em uma das mais lindas baías do País. A região, conhecida como Costa Verde, oferece mais de uma centena de praias e ilhas para quem deseja curtir os dias de sol. E para quem preferir o contato mais íntimo com a Serra do Mar, há ainda uma grande variedade de cachoeiras a serem desbravadas pelos viajantes. Os passeios de lancha até as praias mais distantes, também é uma ótima opção para os turistas que visitam a cidade.

As belezas naturais e a história da cidade são inegáveis, mas vai além. O passeio pelo Centro Histórico começa pela Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e a Casa da Cultura e segue pelas lojas repletas de artesanatos. Ateliês de artistas locais estão por toda parte, fotografias estampam as vitrines e as livrarias são mesmo um convite a horas a fio com um bom café. Impossível negar a vocação da cidade para produção cultural diante de eventos como a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP e a Paraty em Foco.

Como se não bastasse a beleza natural, o caráter histórico e o agito cultural, Paraty é também um deleite gastronômico. A vida na cidade acontece em meio a dezenas de bons restaurantes que oferecem cardápios sofisticados, com misturas dignas de grandes chefs. As mesinhas ao ar livre, diante das igrejinhas históricas, arrebatam qualquer turista, enquanto os pratos agradam até os mais exigentes paladares. Ao sentar-se para jantar, não deixe de brindar com uma boa cachaça artesanal. Elas estão entre as melhores e você estará bebendo um pouco da história.

Um dia de praia

Paraty conta com mais de uma centena de praias e ilhas para dias de deleite diante do mar. Com algumas das melhores praias do Brasil, o destino não decepciona no que quesito paisagens paradisíacas. Grande parte das praias de Paraty é acessível apenas pelo mar ou exigem alguns quilômetros de estrada e caminhada. São poucas as praias pertinho do Centro Histórico, sendo assim, prepare-se para fazer muitos passeios. A boa notícia é que há diversos passeios com preços acessíveis, o que sempre ajuda o bolso.

As praias e ilhas mais procuradas são as que fazem parte das rotas de passeios de escuna, entre elas: Praia da Lula, Praia Vermelha, Praia da Conceição, Ilha Comprida, Ilha da Cotia, Lagoa Azul, Saco da Velha, Ilha do Algodão, Saco do Mamanguá, Ilha Duas Irmãs, Ilha Rasa, Ilha da Sapeca, Praia da Akita, Praia do Engenho e Praia de Jurumirim. Já os roteiros de lancha, que vão até regiões mais distantes, costumam ir à Praia do Engenho, Saco da Velha, Paraty Mirim, Ilha dos Cocos, Praia Grande da Cajaíba, Ilha da Pescaria e Praia do Jurumirim.

Com um pouquinho mais de tempo, vale ir de carro até as regiões mais distantes, como a Vila de Trindade, onde está a Piscina Natural do Cachadaço, além da Praia do Cachadaço, Praia do Meio, Praia de Fora (ou Praia dos Ranchos), Praia do Cepilho e Praia Brava. Se você estiver a caminho de Angra dos Reis, não deixe de conferir a Praia de São Gonçalo e a Praia de São Gonçalinho. Para os mais aventureiros, a pedida é investir em praias distantes e com trajetos de trilha, como a Praia do Sono, Antigos e Antiguinhos.

Veja Também