28 de abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho aborda correlação de produtividade e Burnout

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado nesta quinta-feira (28/4), e levanta o debate a respeito da Síndrome

Postado em: 28-04-2022 às 16h25
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: 28 de abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho aborda correlação de produtividade e Burnout
Brasil ocupa a primeira colocação em relação a trabalhadores afetados pela Síndrome de Burnout, diz pesquisa | Foto: Reprodução/Pexels

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado nesta quinta-feira (28/4), e levanta o debate a respeito da Síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional, caracterizada pelo excesso crônico de estresse ocupacional que leva ao cansaço emocional e físico.

Em 2020, durante a pandemia, 44% dos brasileiros ouvidos disseram que o período de convívio com a Covid-19 amplificou a sensação de esgotamento profissional, de acordo com os dados International Stress Management Association (Isma-BR).

Em números absolutos, cerca de 39,6 milhões de trabalhadores foram afetados. Em um ranking de oito países sondados, o Brasil ocupa a primeira colocação, à frente de Singapura (37%), Estados Unidos (31%) e Índia (29%).

Continua após a publicidade

Estudo

Um estudo publicado na Recisatec – Revista Científica Saúde e Tecnologia, revelou que a correlação da alta produtividade e da Síndrome de Burnout é possível, porém, não necessariamente se apresentam como fenômenos  decorrentes um do outro.

O neurocientista Fabiano Agrela, que esteve a frente desse estudo explica que “a alta produtividade no trabalho é algo comum nos dias de hoje, as pessoas querem produzir mais, de maneira rápida, sabendo administrar melhor o seu tempo de modo que não se cansem muito e sejam práticos”.

Segundo Agrela, o objetivo do estudo foi compreender a diferença entre um indivíduo produtivo e aquele com a síndrome de Burnout, a partir da revisão de literatura, realizada por meio de bases de dados.

“Um indivíduo altamente produtivo é aquele que consegue desempenhar diferentes ações em diferentes áreas da vida (física, social, emocional e profissional) com equilíbrio, por isso apresenta alta produtividade, por manutenção de metas e foco em objetivos, principalmente para a sua saúde mental e física”, diz trecho do estudo.

Já o esgotamento ocorre quando o sistema nervoso central fica inflamado e acaba sendo mediado pelo sistema imunológico com taxas de alta ou baixa quantidade de cortisol e, ao mesmo tempo liberando substâncias que levam a sensação de prazer como a dopamina e a serotonina, que são neurotransmissores, desregulando-os.

O professor também concluiu que “a evolução tecnológica do ser humano não foi uma evolução cerebral tornando-se uma sobrecarga ao cérebro, transformando essa sobrecarga em uma síndrome, por exemplo, a de Burnout”.

Veja Também