Experiências artísticas que durante a pandemia se transformaram em arte agora são apresentadas ao público

Thaisa Santoth foi quem conduziu os estudos sobre os chakras e sua aplicação no trabalho artístico dos seis integrantes da Cia Corpo na Contramão

Postado em: 07-05-2022 às 10h00
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Experiências artísticas que durante a pandemia se transformaram em arte agora são apresentadas ao público
Thaisa Santoth foi quem conduziu os estudos sobre os chakras e sua aplicação no trabalho artístico dos seis integrantes da Cia Corpo na Contramão

Dois anos de experiências diversas e desafiadoras no mundo da arte deixaram marcas e algumas promissoras. Por meio dos ensaios virtuais promovidos durante a pandemia pela Cia. Arte na Contramão, surgiu o espetáculo teatral ‘Insipra’. Ele é apresentado neste sábado (7), às 20h no canal youtube.com/CiaCorponaContramão. O solo encenado pela atriz do grupo Thaisa Santoth integra o Projeto Sombras, que oferece ao público seis solos, no total, criados a partir do estudo dos sete chakras pela companhia. 

A apresentação de ‘Inspira’ integra o Projeto Sombras, que reúne seis solos criados a partir de um processo de estudos de chakras (centros energéticos distribuídos ao longo do corpo). Trata-se do resultado de um ano de processo criativo que envolveu muita arte circense, dança e teatro, mas também um olhar para as próprias emoções. O que tornou os espetáculos em obras sensíveis à sua época. As apresentações integram uma extensa agenda comemorativa aos 30 anos da companhia. 

O solo teve sua estreia presencial em 2021, quando foi apresentado para uma pessoa a cada sessão, que ficava isolada dentro de uma cabine. O espetáculo fala sobre uma mulher que, no Réveillon de 2020, faz a tradicional lista de desejos e expectativas para o ano que se inicia. Ela faz seus rituais de Ano Novo, abre um jogo de tarot e estabelece suas metas para 2020. Com o início da pandemia de Covid-19 ela vê suas expectativas serem derrubadas, uma a uma. Suas previsões se realizam, mas não exatamente da forma que ela esperava. 

Continua após a publicidade

“O solo aborda, de forma leve e divertida, como o ano que passou nos fez redimensionar nossas expectativas e repensar o que realmente nos importa. De forma envolvente, vemos nossas próprias emoções refletidas na personagem. Ao final do solo de 30 minutos, é inevitável nos emocionarmos com as conclusões a que chega a personagem”, adianta Thaisa sobre o que se esperar do espetáculo. A atriz ainda assina o roteiro da peça que também conta com a direção de Lua Barreto.

Santoth oferece também, no domingo, dia 8 de maio, uma oficina sobre consciência corporal e o sistema de chakras, voltada para atores e não atores. A oficina é oferecida pela plataforma Zoom, há dez vagas disponíveis e tem duração de quatro horas. Os interessados devem preencher o formulário disponível na bio do Instagram @ciacorponacontramao. Para encerrar o mês de maio, a Companhia Corpo na Contramão abre as portas de sua sede para que o público possa assistir ao vivo e gratuitamente ao ensaio do espetáculo ‘Interfaces Aéreas’, com Cauê Marques. 

Veja Também