Papo Xadrez: Beth Fernandes e Amanda Souto são as convidadas desta semana

Postado em: 16-05-2022 às 09h40
Por: Redação
Antes do dia internacional contra a homofobia e a transfobia, as ativistas trans compartilham suas vivências e lutas | Foto: OHoje

Por Guilherme de Andrade

O ‘Papo Xadrez’ recebe, nas vésperas do dia internacional do combate contra a homofobia, transfobia e bifobia, a psicóloga Beth Fernandes e a advogada Amanda Souto, ambas mulheres trans e ativistas pela causa. Na transmissão de hoje (16), vamos conhecer as trajetórias de vida de ambas, seja no campo profissional ou no pessoal, e a partir desse ponto discutir as dificuldades e opressões que são impostas à elas, e tantas outras, enquanto pessoas trans.  

Roberta Fernandes de Souza, conhecida como Beth Fernandes, é psicóloga e ativista política. Com mais de 20 anos de carreira, ela já atuou como professora universitária e também na produção acadêmica, pensando temas como: saúde pública da população trans, tráfico de pessoas e sexualidade. Na política ela já alcançou algumas posições de prestígio como: Presidente do Conselho Municipal da Mulher de Goiânia, Presidente da Associação de Travesti e Transexuais de Goiás e Conselheira Estadual da Mulher. 

Amanda Souto Baliza, é advogada, mulher trans e lésbica. Ela se tornou a primeira mulher trans a ocupar posições de comando na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sua atuação alcança o nível regional e também nacional: Amanda é Coordenadora na Aliança Nacional LGBTI+, Diretora na Associação brasileira de famílias homotransafetivas e Vice presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero do Conselho Federal da OAB.

Ambas, Amanda e Beth, aliam as posições políticas que alcançaram de forma pioneira com o ativismo cotidiano pela causa trans.  

Nas últimas transmissões

O ‘Papo Xadrez’ alcança seu décimo terceiro episódio com a psicóloga Beth Fernandes e a advogada Amanda Souto. As transmissões até aqui contam com conversas envolventes e revelações inéditas por parte dos convidados. Seja os compositores Matheus DiPadua e Edu Moura que cantaram escritos ainda não publicados, ou seja o advogado Djalma Rezende que falou de violências que passou em sua infância: o ‘Papo Xadrez’ garante encontros marcantes, mas sempre num tom respeitoso.  

No último episódio, o cantor e preparador vocal Adhemar Rocha falou sobre vida e morte, e também sobre fé. Ele se emocionou ao falar sobre a morte precoce de seu amigo e colega de trabalho Gabriel Diniz, e revelou também, em primeira mão, sobre a luta que passou durante a pandemia que o levou inclusive a tentar suícidio. Sem medo de quebrar o tabu, ele explica: “esse assunto deve ser falado sim, é questão de saúde pública!”. 

Um novo episódio vai ao ar, ao vivo, toda segunda-feira às 19 horas. Você tem acesso a todas as transmissões que já aconteceram até aqui pelo canal Youtube Papo Xadrez.

Compartilhe: