PF cumpre, em Goiás e outros 4 estados, mandados contra organização criminosa suspeita de roubo a bancos

Os 18 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Goiás, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraiba e Rio de Janeiro.

Postado em: 18-05-2022 às 11h47
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: PF cumpre, em Goiás e outros 4 estados, mandados contra organização criminosa suspeita de roubo a bancos
Os 18 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Goiás, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraiba e Rio de Janeiro. | Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal do Brasil, deflagrou nesta quarta-feira (18/05) a Operação Penumbra, com o objetivo de identificar possível envolvimento de investigados em atividades ligadas a roubo de bancos e à lavagem de dinheiro decorrentes do crime. Mandados são cumpridos em Goiás, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraiba e Rio de Janeiro.

Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo 18 mandados de busca e apreensão expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas do Rio Grande do Norte, nos municípios de Jucurutu (RN), Patos (PB), Chapadão do Sul (MS), Águas Lindas (GO) e Rio de Janeiro (RJ). Medidas de sequestro de contas e bens também estão sendo cumpridas. Participam ainda da ação, 8 auditores da Receita Federal.

No decorrer da investigação, foram levantadas informações dando conta de esquemas de obtenção de vantagem econômica ilícita conhecida popularmente como agiotagem, bem como lavagem de dinheiro em bens advindos dos crimes. A Receita Federal se aprofundou na análise fiscal dos suspeitos.

Continua após a publicidade

Os levantamentos comprovaram ainda a utilização de laranjas e a suspeita de que empresas de fachada podem ter sido criadas nos últimos anos para movimentar a quantia arrecadada pelo grupo criminoso, o que caracteriza lavagem de dinheiro.

Outro crime apontado pelos investigadores é o de organização criminosa, já que, segundo a investigação, existe associação entre o grupo de investigados, além de divisão de tarefas e estrutura hierárquica.

Veja Também