Quinta-feira, 28 de março de 2024

Família é tudo! Veja os melhores livros para presentear no dia do afilhado

Neste sábado (21/5), é comemorado o dia do afilhado e nada melhor como presentear dando um incentivo a leitura.

Postado em: 21-05-2022 às 10h11
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Família é tudo! Veja os melhores livros para presentear no dia do afilhado
Neste sábado (21/5), é comemorado o dia do afilhado e nada melhor como presentear dando um incentivo a leitura | Foto: Reprodução/ FreePik

Neste sábado (21/5), é comemorado o dia do afilhado e nada melhor como presentear dando um incentivo a leitura. De acordo com dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Sendo assim, o país perde 4,6 milhões de leitores por ano. Mediante a isso, essa é uma maneira dos padrinhos e madrinhas demonstrarem seu amor e preocupação em relação a educação literária dos seus afilhados.

Para quem acha que os livros são uma opção simples e não contribuem para nada, estão errados. A literatura é uma forma de desenvolvimento da capacidade intelectual e emocional, além de ajudar no vocabulário do indivíduo, principalmente se forem crianças ou adolescentes, pois estão em fase de crescimento tanto físico, quanto mental. Com a era digital, redes sociais como o Tik Tok, tem adotado medidas e trends de vídeos com indicações de leitura na “for you page”, despertando a curiosidade dos jovens internautas que navegam pelo app. Algumas livrarias chegaram a adotar prateleiras com sessões dedicadas somente a indicações da rede social. Veja quais são os melhores livros para presentar seu afilhado neste data tão especial:

Diário de um banana

Continua após a publicidade

Essa é uma leitura simples, engraçada e leve! Depois de uma competição esportiva desastrosa na escola, Greg decide que, quando se trata de sua carreira como atleta, ele está oficialmente aposentado. Mas sua mãe o incentiva a dar mais uma chance aos esportes, e ele, ainda que relutante, concorda em se inscrever no time de basquete. Nos testes de seleção, Greg tem certeza de que não vai passar. Mas ele, inesperadamente, consegue uma vaga no pior time. Conforme Greg e seus novos companheiros começam a temporada, as chances de ganhar até mesmo um único jogo parecem mínimas. Mas no esporte tudo pode acontecer.

Os Seis Grous

Para os amantes de fantasia e mitologia grega, tendo um reconto do clássico Os seis cisnes, dos Irmãos Grimm. Shiori’anma é a única princesa do reino de Kiata e guarda consigo um segredo: a magia corre em suas veias. Ela é protagonista do primeiro volume desta série de Elizabeth Lim.

Às de espadas

Um suspense de qualidade, além de tratar pautas extremamente importantes sobre racismo, homofobia e classes sociais. Quando Chiamaka e Devon são selecionados como parte da alta hierarquia escolar e passam a ser chefes de turma, parece um excelente começo de ano para os dois. Pouco tempo depois da importante nomeação, no entanto, alguém chamado Ases começa a enviar mensagens para todos os alunos da escola, revelando segredos dos dois jovens. E o que parecia apenas uma brincadeira de mau gosto rapidamente transforma-se em um jogo perigoso e assustador.

Caos Total

Uma pequena aventura para as crianças. Não existe dia chato para Dash. Na segunda-feira, antes mesmo de seu café da manhã com cereal e suco de vombate, ele é atacado por Larápios-Guerreiros e pelo Gato-Endiabrado.  A aventura começa quando Dash chega à escola e tem de lidar com muitas situações de Caos Total, incluindo o roubo do troféu de Bola-Bamboleio e o desaparecimento de um dos perfumes mais caros do mundo.

Nosso lugar entre cometas

Sendo considerado um dos melhores e de autoria brasileira, a história é uma série de livros que conecta os três protagonistas. Lorena, Gabriel e Stefana, narradores-personagens, são apaixonados pela série literária “Cometas da Galáxia” e se aproximam em busca do mesmo objetivo: conseguir encontrar a autora Cassarola Star durante a passagem dela pelo Brasil. O que verdadeiramente está em jogo é a mudança mais significativa que poderia acontecer em 24 horas na vida dos personagens. O que deve ser?

Capitão Mimo

Uma história sobre melhor amigo do homem! O filhote de pastor-alemão Mimo acaba de chegar na casa de Nico. Em pouco tempo, ele deve crescer e se tornar o cão de guarda da família, apesar do nome nada intimidador. Enquanto isso não acontece, o menino vai à escola, lê gibis, joga futebol, videogame e explora com os amigos as ruas de um bairro em formação em uma cidade do interior. Essa leitura retrata sobre amizade, nos bons e maus momentos.

Veja Também