O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Violência Policial

PRF de SE transforma porta-malas em “câmara de gás” e homem morre sufocado; vídeo

Corporação diz que vítima resistiu “ativamente” e que os policiais utilizaram “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” (Foto: Reprodução)

Postado em 26 de maio de 2022 por Francisco Costa

Um homem morreu sufocado após ser colocado por policiais rodoviários federais em uma espécie de “câmara de gás” montada no porta-malas da viatura da PRF. O caso aconteceu em Umbaúba, Sergipe, na quarta (25), e foi filmado por moradores.

As imagens mostram o homem rendido, no chão, e depois ele é colocado no porta-malas. Um dos agentes, então, segura a tampa, enquanto o outro joga grande quantidade de gás dentro do local.

Quando o compartimento foi aberto, o homem já não se mexia. A PRF emitiu nota dizendo que o homem resistiu “ativamente” e que os policiais utilizaram “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” para contê-lo.

Ainda conforme a polícia, ele passou mal no caminho para delegacia e não resistiu. A família registrou boletim de ocorrência e a Polícia Civil de Sergipe investigará o caso.

Nas redes sociais o homem foi identificado como Genivaldo de Jesus Santos. Ele teria transtornos mentais.

Nota da PRF

“Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.

Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.

A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.