Projeto solo da bailarina Lunna Gomes questiona a relação entre sociedade e ser humano

Human é um espetáculo dinâmico em que a história percorre o corpo e a mente.

Postado em: 28-05-2022 às 06h45
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto solo da bailarina Lunna Gomes questiona a relação entre sociedade e ser humano
Human é um espetáculo dinâmico em que a história percorre o corpo e a mente | Foto: Reprodução/Danilo Carvalho

Uma experiência sensível de movimento que conversa profundamente com o momento em que vivemos, onde sociedade e indivíduo colapsam e evoluem paralelamente. Assim é Human, espetáculo solo da bailarina goiana Lunna Gomes, que reestreia neste domingo (29), às 19h. A exibição tem apoio cultural da Lei Aldir Blanc do Estado de Goiás e acontece online e gratuitamente pelos perfis da bailarina no Youtube e Facebook.

Human é um espetáculo dinâmico em que a história percorre o corpo e a mente. Um ser que é apresentado no seu primeiro estado ainda animal que, com a evolução do pensamento através do movimento e da comunicação com o espaço, se reconhece, se move e transcende suas crenças limitantes. Explorando o sensorial, a iluminação da obra é inspirada pela medicina oriental, que ensina sobre os centros de energia (os chakras), dirige os olhos para vibrar em todas as cores e sentir no próprio corpo o que cada frequência gera.

Trajetória do espetáculo improvisado

Continua após a publicidade

Human é intimista. É pessoal. Transmite para a cena uma trajetória de vivências e experiências corporais e sentimentais da bailarina. No processo criativo, a busca por novas possibilidades de dança e de corpo também está presente no palco, onde o espetáculo desperta ao público pela técnica do improviso. 

“Human é praticamente todo improvisado. A música me guia para momentos específicos do espetáculo, mas as movimentações corporais são todas improvisadas”, explica Lunna, que ressalta que sua longa trajetória como bailarina e seus estudos em dança e corpo dão base para que essa proposta seja possível: “São muitos anos de estudo e prática para conseguir improvisar com tanta segurança. Essa energia incrível que me invade é o que eu quero passar ao público que assiste o espetáculo”.

Nova Iorque foi a cidade de estreia de Human, em 2019, local onde a bailarina morava até então. Novas oportunidades possibilitaram que a obra partisse em turnê em Brasília, Goiânia e Belo Horizonte, no festival internacional Experiência-Ação. Por enquanto, ainda nos palcos da internet, do dia 29 de maio a 11 de junho, o registro de uma noite de apresentação em Belo Horizonte fica disponível no Youtube e Facebook da bailarina.

Trajetória da bailarina

Lunna Gomes iniciou sua carreira nos palcos de Goiânia há mais de 15 anos. Possui experiência em ballet, jazz, contemporâneo, sapateado, danças urbanas e danças a dois. Bailarina profissional da Quasar Cia. De Dança, dançou em três espetáculos de 2016 a 2017 e segue acompanhando o grupo no ano de 2022 convidada a participar do espetáculo ‘A Lenda das Cataratas’, apresentado na Expo Dubai.

Veja Também