João Campos oficializa aliança com Gustavo Mendanha e afirma “zero possibilidade de racha” no Republicanos

Gustavo Mendanha foi questionado se haveria possibilidade de sua chapa ter outros candidatos para o Senado isolados. Ele rebateu: “Exclusividade. Não cabe outro candidato”

Postado em: 13-06-2022 às 19h19
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: João Campos oficializa aliança com Gustavo Mendanha e afirma “zero possibilidade de racha” no Republicanos
Gustavo Mendanha foi questionado se haveria possibilidade de sua chapa ter outros candidatos para o Senado isolados. Ele rebateu: “Exclusividade. Não cabe outro candidato” | Foto: Divulgação / Rodrigo Melo

O deputado federal e pré-candidato ao Senado João Campos (Republicanos) anunciou oficialmente apoio ao pré-candidato ao governo, Gustavo Mendanha (Patriota), na tarde desta segunda-feira (13/6). A declaração ocorreu em encontro com integrantes de seis partidos e teve a presença do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, além de aliados do Patriota, Democracia Cristã, Agir, Mobiliza, e Partido da Mulher Brasileira (PMB).

A formalização tem resistência de alas do Republicanos que já declararam apoio ao governador Ronaldo Caiado (UB), como é o caso do prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos). O pré-candidato a Câmara Federal Rafael Gouveia (Republicanos), afirmou que há uma “ampla maioria” do partido já declarou apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). No entanto, em coletiva Campos afirmou: “Zero possibilidade de racha. Onde há respeito, diálogo e cordialidade não há racha”.

Ainda durante coletiva, Marcos Pereira disse os filiados estão livres para apoiar quem quiser. “Há um acordo que aqueles que tiverem dificuldades por questões locais, devem obviamente seguir o seu caminho. Isso é natural que aconteça em um estado democrático”, afirmou.

Continua após a publicidade

Pereira deu exemplo de São Paulo, onde o Republicanos tem o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas como pré-candidato ao governo, e mesmo assim há prefeitos que decidiram caminhar com o atual governador. “O apoio é por questões de estrutura que para os pequenos municípios faz muita diferença. Vamos respeitar a posição de todos”.

Mais cedo, o presidente nacional da sigla se reuniu com Rogério Cruz na tentativa de alinhar as propostas. “O prefeito precisa estar em alinhamento com o governador por questões de recursos, obras e interesses do município. Quem tem a caneta fica mais sensível para esses temas”. Apesar disso, segundo o presidente do Republicanos, todo o partido apoiará João Campos para o Senado.

Disputa

O cargo para o senado na chapa majoritária de Caiado está triplamente disputado entre Lissauer Vieira (PSD), Alexandre Baldy (PP) e Delegado Waldir (UB). Os três pré-candidatos da base do governo podem adotar estratégias individuais e se lançarem os nomes de maneira isolada, já que a Procuradoria-Geral Eleitoral deu parecer favorável sobre a possibilidade. O texto, todavia, aguarda validação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser efetivo nas eleições deste ano.

Gustavo Mendanha foi questionado se haveria possibilidade de sua chapa ter outros candidatos para o Senado isolados. Ele rebateu: “Exclusividade. Não cabe outro candidato”. Sobre uma possível aproximação com Marconi, Gustavo se esquivou e disse que Perillo pode tirar votos do atual governador.

Intenção de voto

Na pesquisa eleitoral para o Senado do Instituto RealTime Big Data divulgada no dia 26 de maio, João Campos aparece em segundo lugar com 9% das intenções de voto, atrás somente do ex-governador Marconi Perillo que tem 27%, mas deve disputar o cargo para governador nas eleições deste ano.

A distância com os outros candidatos é pequena nessa pesquisa, e dentro da margem de erro, já que Alexandre Baldy (PP) tem 8% das intenções de voto, Delegado Waldir com 7%, Wilder Morais (PL) com 5%, Lissauer Vieira (PSD) com 3% e Leonardo Rizzo (NOVO) com 1%. Nulo ou branco corresponde a 18% e não souberam ou não responderam 22%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número GO-02079/2022.

Veja Também