Saiba quem é a pessoa por trás do Zé Gotão que viralizou na internet

A aparência musculosa do mascote chamou a atenção e uma das fotos dele na campanha viralizou nas redes sociais, o que gerou o apelido no aumentativo | Foto: Redes Sociais

Postado em: 16-06-2022 às 16h02
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba quem é a pessoa por trás do Zé Gotão que viralizou na internet
A aparência musculosa do mascote chamou a atenção e uma das fotos dele na campanha viralizou nas redes sociais, o que gerou o apelido no aumentativo | Foto: Redes Sociais

O domingo passado (12) foi marcado pelo Dia D da vacinação contra o sarampo em algumas cidades do Brasil. Mas quem roubou a cena em um dos pontos de imunização de Natal, no Rio Grande do Norte, foi um personagem que estava ali para animar principalmente o público infantil, o Zé Gotinha. Ou melhor, Zé Gotão.

Isso porque a aparência musculosa do mascote chamou a atenção e uma das fotos dele na campanha viralizou nas redes sociais, o que gerou o apelido no aumentativo. O assunto chegou a ser um dos mais comentados do Twitter na última quarta-feira (15).

Mas afinal, quem é a pessoa por trás da fantasia? Trata-se de Edinaldo Santos, de 44 anos de idade, que trabalha como agente de saúde na Unidade de Saúde Vista Verde, na Zona Norte da capital. Ele nasceu em Messias Targino, no interior do RN, e mora em Natal desde 2006.

Continua após a publicidade

Assim que recebeu o convite para ser o Zé Gotinha na campanha, ele topou. Edinaldo explica que essa não é a primeira vez trajado como o personagem, que ele mesmo produziu a fantasia, e que já se vestiu de outras personalidades em campanhas de vacinação anteriores – sempre por querer e não por obrigação.

“Por exemplo, na blitz da saúde no carnaval eu fui vestido de cangaceiro. No Dia Internacional da Mulher, fui de príncipe. E sempre estou dentro das ações. gosto desse lado artístico”, disse Edinaldo

O agente de saúde diz que a foto que viralizou não foi postada na própria rede social e que a repercussão foi rápida. “Eram pessoas do Sul, de São Paulo, de Alagoas me mandando mensagens dizendo que eu viralizei, que estava estourado”

Segundo ele, a parte mais importante disso tudo foi reforçar a vacinação e o Zé Gotinha ter retomado o protagonismo como símbolo da campanha.

“O legal de tudo é que o Zé gotinha era um personagem que já estava esquecido nas campanhas. E ser lembrado assim faz toda diferença”, disse Edinaldo.

*Com informações da entrevista cedida ao G1*

Veja Também