A abertura do mar vermelho é uma lenda? Entenda os 5 pontos mais controversos da Bíblia

A Bíblia é o livro mais lido e vendido no mundo. Mesmo escrita há quatro mil anos, continua gerando fascínio e debates

Postado em: 17-06-2022 às 18h13
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: A abertura do mar vermelho é uma lenda? Entenda os 5 pontos mais controversos da Bíblia
Especula-se que o livro sagrado começou a ser escrito pelos hebreus no século 10 e 9 A.C., logo após o reinado de Davi. | Foto: Reprodução

A Bíblia é o livro mais lido e vendido no mundo. Mesmo escrita há quatro mil anos, continua gerando fascínio e debates independentemente do seu caráter religioso.

Existem diversas interpretações acerca dos assuntos abordados no livro sagrado. Especula-se que ele começou a ser escrito pelos hebreus no século 10 e 9 A.C., logo após o reinado de Davi.

Com o passar do tempo, o entendimento pode mudar conforme a cultura, abordagem e crença de cada um. Então, especialistas costumam dizer que não há erros no livro original, apenas divergências na transcrição dos dados de um manuscrito para outro.

Continua após a publicidade

Bíblia não fala sobre Deus

O tradutor Mauro Biglino, que traduziu por anos as histórias originais da Bíblia, confirmou que o livro sagrado não fala sobre Deus. O escritor foi responsável pela versão em italiano feita pela Sociedade de São Paulo, fundada em 1914 pelo beato Giacomo Alberione.

Mauro publicou “A Bíblia não é um Livro Sagrado” (Livros Horizonte). Nesta tese, ele defende que a Bíblia conta outra história. Segundo ele, outros profissionais da área apontam imprecisões do assunto, mas não têm coragem de falar oficialmente.

Após a publicação do manual, o tradutor foi desligado, mas divulgou traduções literais de vários textos bíblicos que foram utilizados por historiadores para identificar erros. Biglino não nega a existência de Deus, porém critica a forma como a Bíblia foi traduzida oficialmente.

Erros na escrita à mão

Estudiosos apontam contradições na Bíblia desde o Iluminismo, no século 17. Há suposições de que o livro sagrado tenha equívocos doutrinários, científicos e até mesmo em relação a nomes.

Os manuscritos falam, por exemplo, que Davi tomou 700 cavaleiros de Hadadeze. Mas, outras versões contam que, na verdade, o número foi significativamente maior, de 1.700 (2Sm 8:4) ou 7.000 (1Cr 18:3, 4).

De acordo com especialistas, o som desses números em hebraico é muito semelhante, o que pode ter levado à uma confusão dos dados.

Eva foi a primeira mulher criada por Deus?

No apóstolo Paulo, é citado duas vezes o livro “A Vida de Adão e Eva”, em carta aos Coríntios. O Evangelho de Mateus menciona uma profecia, desconhecida até os dias atuais, de que o messias seria chamado de Nazareno.

O livro do autor mexicano Gustavo Vazquez-Lozano, “Os Apócrifos Da Bíblia”, revela documentos que expõem a vida, ou declarações de Jesus que não entraram na Bíblia.

Uma das declarações mais famosas é de que Eva não foi a primeira mulher criada por Deus. Mesmo hoje em dia, nem todos os cristãos concordam sobre quais escritos devem ser considerados “canônicos” e “apócrifos”.

A divisão do Mar Vermelho

O professor Carl Drews, do Departamento de Ciência Atmosférica e Oceânica da Universidade do Colorado, já contestou o milagre da abertura do Mar Vermelho, no livro na tradução livre: Entre Migdol e o Mar: cruzando o mar Vermelho com fé e ciência.

Para Carl, a divisão descrita pela Bíblia não é um milagre, e sim um efeito atmosférico. Ventos fortes, vindos do leste, soprando durante toda a madrugada, teriam empurrado a água e feito surgir uma passagem, que permitiu que as pessoas atravessassem o local com segurança.

Veja Também