Anatel pretende padronizar entrada de carregadores em celulares

Nesta terça-feira (28/6), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma proposta para padronizar a entrada de carregadores em celulares. O projeto ainda está em consulta pública, ou seja, não está valendo.

Postado em: 29-06-2022 às 17h45
Por: Ana Bárbara Quêtto
Segundo o comunicado, o motivo pela entrada USB-C ter sido escolhida foi "por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais". | Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (28/6), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma proposta para padronizar a entrada de carregadores em celulares. O projeto ainda está em consulta pública, ou seja, não está valendo.

Com base no projeto da União Europeia, a agência pretende exigir a porta USB tipo C como padrão para todos os carregadores no país. No site da Anatel, a proposta de ato normativo receberá contribuições da população até 26 de agosto.

Segundo o comunicado, o motivo pela entrada USB-C ter sido escolhida foi “por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais”. Além de ser estabelecida e reconhecida internacionalmente.

Continua após a publicidade

A entrada está presente em praticamente todos os celulares Android lançados nos últimos anos. No entanto, a tecnologia Lightning utilizada pela Aplle no IPhones pode gerar certa resistência.

O comunicado ainda menciona uma solicitação de parlamentares dos Estados Unidos ao departamento de comércio do país para que a entrada USB-C também seja adotada como padrão. No texto, a Anatel afirmou que a área técnica avaliou o tema e recomendou adotar uma abordagem semelhante à da Europa.

“Atenta aos referidos movimentos do mercado internacional, a área técnica da Anatel avaliou o tema e apresentou uma proposta com abordagem similar para aplicação no mercado brasileiro, abrangendo carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na Agência para a avaliação da conformidade de telefones celulares e de carregadores para telefones celulares”, diz trecho do comunicado.

Cabos: Lightning, usado pela Apple, e os padrões de conectores para USB-A e USB-C. | Foto: Reprodução

Vantagens do cabo USB-C

O USB Type-C consegue substituir os tipos A e B em todos os tamanhos existentes, normal, mini ou micro. A entrada do cabo possibilita que os smartphones sejam carregados com até 3 Amperes a 5 Volts.

Além disso, o novo padrão tem as mesmas medidas nas laterais (2,6 x 8,4 milímetros). Ou seja, ele funciona dos dois lados. A duração dele também é alta. O Type-C foi fabricado para suportar um total de 10.000 conexões.

Caso você carregue o seu smartphone uma vez ao dia, significa que você tem 10.000 dias sem que a conexão se desgaste. Dessa forma, ele pode ser utilizado por mais de 25 anos.

Por último, o USB-C é mais rápido. A velocidade máxima do USB 3.1, em teoria, é de 10 Gbit/s. Isso é o suficiente para um vídeo em 4K, com 60 quadros por segundo e som.

Veja Também