Conheça a história de Thalita do Valle, modelo e atiradora brasileira morta na guerra da Ucrânia

Thalita era atriz, modelo, estudante de Direito, ativista de causas animais, socorrista e atiradora de elite.

Postado em: 04-07-2022 às 16h50
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça a história de Thalita do Valle, modelo e atiradora brasileira morta na guerra da Ucrânia
Thalita era atriz, modelo, estudante de Direito, ativista de causas animais, socorrista e atiradora de elite | Foto: Reprodução

A brasileira Thalita do Valle, de 39 anos, morreu na tarde de quinta-feira (30/6) em um bombardeio na cidade de Kharkiv, enquanto lutava ao lado das tropas ucranianas na guerra contra a Rússia. Thalita era atriz, modelo, estudante de Direito, ativista de causas animais, socorrista e atiradora de elite.

O ataque russo também matou o ex-militar do Exército brasileiro Douglas Búrigo, 40. Segundo relatos de combatentes, Douglas retornou a um bunker para resgatar Thalita, única integrante da tropa que ficou para trás após o primeiro bombardeio. Segundo informações do UOL, já são três casos de brasileiros mortos na guerra da Ucrânia —André Hack morreu em um combate na madrugada de 5 de junho.

Guerra contra o Estado Islâmico

Socorrista e com cursos de tiro no Brasil, Thalita participou de uma missão contra o Estado Islâmico no Iraque, Curdistão iraquiano e Curdistão Sírio há três anos, conforme registros em seu canal no YouTube.

Continua após a publicidade

A experiência estava sendo registrada em livro redigido por Thalita em parceria com um escritor, diz a família.

“A gente está na rota, na estrada, indo para o front”, descreveu em vídeo em território iraquiano registrado em setembro de 2019, enquanto filmava a região no carona de um veículo. Já no local, disse: “Gente, aqui é o front. Para lá é onde ocorre a batalha”. Em seguida, apareceu fardada na região.

Segundo Théo Rodrigo Vieira, irmão de Thalita, a especialidade da irmã era atuar como socorrista. “A função primária é fazer o resgate. Mas também tem a função de fazer a proteção, dando cobertura para quem está avançando, como atiradora de precisão”, complementa.

Embora saiba que a irmã precisava usar armas no conflito, Théo a define como uma “progressista genuína defensora da paz”. “Ela pegava em armas apenas porque era um contexto de guerra”, explica.

Atriz mirim e modelo na juventude

Natural de Ribeirão Preto (SP), Thalita se mudou com a família desde a infância para a capital paulista, onde morou até se alistar junto às tropas ucranianas.

Em São Paulo, foi protagonista de peças teatrais durante a infância. Aos 18, também passou a trabalhar como modelo fotográfica. Thalita atuava ainda em parceria com ONGs para defender os direitos dos animais —integrava um grupo que luta em defesa dos pitbulls.

Veja Também