Pílula contra ressaca começa ser fabricada no Reino Unido; entenda

Pílula dificulta a degradação de álcool no fígado, reduzindo os efeitos de incomodo no dia seguinte

Postado em: 07-07-2022 às 11h21
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Pílula contra ressaca começa ser fabricada no Reino Unido; entenda
Pílula dificulta a degradação de álcool no fígado, reduzindo os efeitos de incomodo no dia seguinte | Foto: Reprodução

O Reino Unido acaba de lançar um comprimido que reduz os efeitos incômodos da bebida no dia seguinte. O novo comprimido, que acelera a degradação do álcool antes de chegar no fígado, pode auxiliar os mais jovens a curtirem e conseguirem trabalhar no dia seguinte. 

A pílula que possui o nome comercial de ”Myrkr”, é um probiótico natural e vegano, baseado na mistura de bactérias enriquecidas com um aminoácido e vitamina B12. Para o consumo, o indicado são dois comprimidos antes de ingerir bebida alcoólica pelo menos 1h e até 12h antes. 

Foi demonstrado em um ensaio clínico, que os níveis de álcool no sangue, com a bebida, foram reduzidos  em até 50% após meia hora, e 70% depois de 60 minutos em indivíduos que tomaram  a pílula, comparados aos que não tomaram. 

Continua após a publicidade

Efeitos no organismo

A absorção do álcool está associada a diversos fatores. Bebidas com gin e wishy, que possuem muita concentração de etanol, se tomadas de estômago vazio facilitam a absorção. O álcool vai para o estômago, e se espalha para o corpo pela corrente sanguínea. O tempo para a distribuição se deriva de acordo com o peso, idade e quantidade de bebida consumida. 

Ao consumir a pílula, o efeito de absorção acontece de forma mais lenta. A pílula chega no intestino antes que o álcool chegue ao fígado. O álcool é decomposto em água e dióxido de carbono, levando o fígado a baixa produção de acetaldeído e ácido acético, que são correlacionados ao efeito de ressaca. A queda do ácool aumento o bem-estar aumenta o bem-estar , com o auxílio da vitamina B12. 

O especialista  Ricardo Moreno Lima, professor do Departamento de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), recomenda beber água na mesma proporção do consumo de álcool. “A molécula do álcool mexe com a nossa resposta fisiológica e estimula a diurese (produção de urina pelo rim). Um dos motivos da embriaguez é a desidratação, que é induzida pelo consumo de álcool. A sensação da ressaca também ocorre por conta dessa desidratação”, explica.

Veja Também