Avião francês com 178 passageiros fica um metro de colisão em Paris

Ao decidir aterrissar em Charles de Gaulle, da capital francesa, os pilotos não perceberam que estavam em rota de colisão com o solo

Postado em: 13-07-2022 às 11h36
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Avião francês com 178 passageiros fica um metro de colisão em Paris
Ao decidir aterrissar em Charles de Gaulle, da capital francesa, os pilotos não perceberam que estavam em rota de colisão com o solo | Foto: Reprodução/ Freepik

Um avião com quase 180 pessoas a bordo da empresa sueca Norwegian Air Sweden, ficou a um metro de colidir com o solo durante uma manobra de aterrissagem no aeroporto de Paris. A informação foi divulgada na última segunda-feira (11), pela agência de investigação local. 

A aeronave Airbus A320 com 178 pessoas havia decolado de Estocolmo, na Suécia, no dia 23 de maio e era emprestada por uma companhia de Malta. Ao decidir aterrissar em Charles de Gaulle, da capital francesa, os pilotos não perceberam que estavam em rota de colisão com o solo. 

A Agência de Investigação e Análise pela Segurança da Aviação Civil da França, também relatou que a torre de controle do aeroporto teria passado instruções incorretas para o avião. Assim, o Airbus, que não tinha contato visual com a pista, desceu 85 metros abaixo do indicado, sem que os equipamentos indicassem os níveis incorretos. 

Continua após a publicidade

Após arremeter o pouso, o piloto automático foi desativado e o avião voltou a subir. Em uma segunda tentativa, a tripulação conseguiu corrigir visualmente as falhas e pousar corretamente, 15 minutos depois. 

A Agência Francesa, BEA, continuará a apurar a não-ativação do alarme do sistema de alerta e alerta de impacto, para descobrir se houve outros casos parecidos não detectados recentemente.

Veja Também