Sucesso do YouTube, Gangnam Style completa 10 anos nesta sexta; saiba o que houve com Psy

O sucesso transformou a carreira do artista, e reformulou os conceitos da indústria da música e do entretenimento

Postado em: 15-07-2022 às 11h09
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Sucesso do YouTube, Gangnam Style completa 10 anos nesta sexta; saiba o que houve com Psy
O sucesso transformou a carreira do artista, e reformulou os conceitos da indústria da música e do entretenimento | Foto: Reprodução/YouTube

No dia 15 de julho de 2012, o YouTube recebia o que seria o primeiro vídeo a bater a marca de 1 bilhão de visualizações na plataforma: o clipe “Gangnam Style” do sul-coreano Psy. Com aspecto inovador, a música, a dança e apresentação se tornaram um fenômeno mundial.

A “dancinha do cavalo” logo viralizou nos celulares do planeta, seis anos antes de o TikTok existir. Atualmente, o vídeo registra mais de 4,4 bilhões de visualizações, mas não é o mais visualizado do mundo.

O sucesso transformou a carreira do artista, e reformulou os conceitos da indústria da música e do entretenimento. Isso porque Psy mostrou que, apesar do inglês ser a linguagem dominante, é possível conquistar audiências internacionais através da internet. A Billboard, por exemplo, passou a considerar o número de visualizações no YouTube como critério para seu ranking.

Continua após a publicidade

No dia 13 de novembro de 2012, quatro meses após o lançamento do videoclipe, Psy estava executando a sua arrojada coreografia no Madison Square Garden, em Nova York, dividindo o palco com a “rainha” Madonna.

O que aconteceu com Psy?

Em entrevista à AFP em junho passado, Park Jae-sang (Psy) contou ter buscado inspiração na banda de rock britânica Queen, em especialmente em Freddie Mercury. Ele não se considerava um bom cantor, mas “apenas um dançarino divertido”.

Psy foi para os EUA estudar Administração de Empresas, e assim, continuar os negócios do pai. Nessa jornada, acabou gastando toda a grana dos estudos em equipamentos eletrônicos de música, e mergulhou na “era dourada” do hip-hop no final da década de 1990.

Apesar de meio afastado do show business ultimamente, o artista garantiu à AFP não estar em fim carreira, conseguindo administrar seu tempo entre música e sua empresa P NATION. Mas jamais se esquece da sua “Gangnam Style”.

“É o maior troféu da minha vida. Quando faço um espetáculo, esta é minha arma mais poderosa”, confessa.

Novo disco de Psy

Em 29 de abril de 2022, Psy lançou o seu mais recente álbum PSY 9th. O cantor disse em uma entrevista que a nova obra marca um “adeus ao Gangnam Style”. O videoclipe do single principal That That, com Suga do BTS, mostra Psy no famoso terno azul que ele usava na época de seu grande hit.

“Mas, então, esse cara de smoking azul leva um tapa de Suga e continua seu caminho, iludindo seu antigo eu se afastando do passado”, diz Psy sobre PSY 9th, que tem doze músicas, incluindo uma com o rapper coreano-canadense Tablo.

Veja o último clique de Psy:

Veja Também