200 anos da Independência: Veja os modelos das moedas comemorativas lançadas pelo Banco Central

Um detalhe que chama atenção é na versão mais barata haverá uma faixa nas cores verde e amarela.

Postado em: 26-07-2022 às 18h07
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: 200 anos da Independência: Veja os modelos das moedas comemorativas lançadas pelo Banco Central
Um detalhe que chama atenção é na versão mais barata haverá uma faixa nas cores verde e amarela | Fotos: Divulgação/Banco Central

O Banco Central lançou nesta terça (26/7) duas moedas comemorativas pelos 200 anos da Independência do Brasil. Uma delas é de prata e a outra de cuproníquel – um tipo de liga de cobre e níquel. A Casa da Moeda vai produzir inicialmente 5 mil unidades da moeda de prata. Já a de cuproníquel começará com tiragem de 10 mil.

O valor de venda ao público será de R$ 420 para as moedas de prata e de R$ 34 para as de cuproníquel. Um detalhe que chama atenção é que na versão mais barata haverá uma faixa nas cores verde e amarela. É a primeira vez que o Brasil tem moedas com detalhes coloridos.

Os interessados poderão encomendar as moedas no site do Clube da Medalha.

Continua após a publicidade

Leia também: Portugal aceita emprestar coração de D. Pedro I ao Brasil para comemoração dos 200 anos da Independência

Características

Na moeda de prata, foi feita uma composição de imagens, com o busto de Dom Pedro I em primeiro plano, e uma cena de uma reunião entre Dona Leopoldina e o ministro José Bonifácio, retratada ao fundo. Para a montagem, foi usada parte da litografia “D. Pedro I: Imperador”, de Sebastian Sisson, e do quadro “Sessão do Conselho de Estado”, de Georgina de Albuquerque.

A versão em cuproníquel retrata o grito da Independência, com base na tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, datada de 1888. A diretora de Administração do BC, Carolina Barroso, explicou que essa é a primeira moeda brasileira com uso de cores, nesse caso o verde e o amarelo. Além disso, um estrofe do Hino da Independência estampa o reverso das moedas.

Veja Também